Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

O anonimato de José Serra

As derrotas na política foram um dos principais estímulos ao desenvolvimento intelectual de José Serra. O regime militar fez com que estudasse economia fora do Brasil, colocando-o em contato com centros de excelência. Por causa da derrota na disputa presidencial do ano passado, está agora tirando um período sabático em Princeton, nos Estados Unidos, onde se dedica a estudar teorias de desenvolvimento. "São paradas estratégicas de reflexão", diz.

Para José Serra, sair do cotidiano do fazer e dedicar-se à reflexão, longe das referências habituais, deveria estar no plano de qualquer um que deseja progredir intelectual e profissionalmente. Desde que voltou ao Brasil, no início da década de 80, esteve ininterruptamente próximo dos núcleos de poder no Legislativo ou em cargos executivos públicos.

"Toda aquela correria se torna, muitas vezes, alienante." São nessas paradas estratégicas, forçadas ou não, que, segundo ele, pode-se repensar com profundidade o que fazemos e, mais, o que somos.

Passar um tempo no exterior fornece "saudáveis aulas de anonimato". "Voltamos a viver uma vida comum, fazendo compras, indo ao cinema, ao teatro e ao supermercado, sem que ninguém nos conheça. Aterrissamos no mundo normal." Daí se vai saindo do casulo alienante do poder.

Ele diz que não sabe exatamente como será, quando voltar, sua política. Diz que sabe o que não quer: não quer, por exemplo, ser candidato à Prefeitura de São Paulo, apesar das pressões de seu partido, o PSDB, a começar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Estão nos seus planos voltar a escrever, dar aulas na universidade e deixar o saudável anonimato apenas para as paradas estratégicas no exterior. Embora não admita, ainda sonha com a Presidência da República.

 
 
                                                Subir    


Biografia

   ANTERIORES
  Nordestino merece um dia de orgulho
  Os gays ensinam a gostar de São Paulo
  MEC quer fim do abatimento escolar no Imposto de Renda
  Brasil vira provão de Lula
  Estão cometendo um crime intelectual
  Os heróis anônimos
  Universidade gratuita é privilégio
  Ministro da Saúde perde guerra da cerveja
  Ricardo Semler faz escola
  Os campeões brasileiros da incompetência
  A vida sexual do brasileiro passa pelo bolso?
  Lula repete um antigo erro
  Jovens mandam dizer que o medo venceu a esperança
  Só empregar jovem não funciona, afirma ministro do Trabalho
  Os falsos bonzinhos
  Ministro do Trabalho defende fim de 13º para pequenas empresas
  É melhor Lula inteligente ou coerente?
  Unesco revela "bomba social" no Brasil
  Lula é traidor ou candidato a estadista?