Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Semana de 12.03.01 a 18.03.01

 


Cientistas recomendam exercitar o cérebro


Cada vez mais a ciência confirma a importância de se exercitar o cérebro para que suas potencialidades, da memória à coordenação, sejam desenvolvidas ao máximo. É preciso manter constantemente a atividade dos neurônios, as células nervosas do órgão. Exercícios simples, como ler, dançar, desenhar e jogar xadrez estimulam a atividade dos neurônios, melhoram a memória, as habilidades e o raciocínio. Pessoas que fazem exercícios simples como esses estão duas vezes mais protegidas do mal de Alzheimer - doença neurodegenerativa que pode surgir com o envelhecimento.

Assim que o bebê nasce, seu cérebro tem cerca de 100 bilhões de neurônios. As células nervosas ficam esperando os exercícios, que vão estimular, aos poucos, a atividade dessa rede para que ela continue a progredir. É como o músculo. O de uma criança é rijo e definido por natureza. O de uma pessoa mais velha precisa de muito exercício para manter o tônus. A leitura é um dos melhores exercícios. Ela mexe com várias regiões cerebrais. Além de adquirir novas informações, ler estimula a área visual e a verbal, introduzindo na mente novos vocábulos.

Outra arma importante para turbinar o cérebro é conhecer coisas novas. O acúmulo de conhecimentos amplia o número de informações registradas no cérebro. Isso estimula o funcionamento do sistema de memorização dessas informações. Aumenta-se, assim, a capacidade da memória. O esforço para o registro também produz outro benefício: a estimulação do raciocínio.O exercício cerebral também requer motivação e precisa ser prazeiroso.

Para manter o cérebro ativo é preciso também adotar um estilo de vida saudável. A primeira medida é ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras e com pouca gordura. É preciso estimular os sentidos: audição, tato, visão, paladar e olfato. O que se deve ter em mente é que o cérebro é uma estrutura viva, dinâmica. O órgão precisa de exercícios e nutrientes para ficar em forma. Deixar a vida passar com uma rotina enfadonha é um grande risco para a saúde dos neurônios.

(IstoÉ)

 
                                                Subir    
   Semana de 05.03.01 a 11.03.01
  Brasil não aplica de forma eficaz penas alternativas
   
   Semana de 26.02.01 a 04.03.01
  Empresas ajudam mulheres a conciliar filhos e trabalho
   
   Semana de 19.02.01 a 25.02.01
  Acúmulo de riqueza não reflete avanços sociais em São Paulo
   
   Semana de 19.02.01 a 25.02.01
  Acúmulo de riqueza não reflete avanços sociais em São Paulo
   
   Semana de 12.02.01 a 18.02.01
  Mulheres ganham mais espaço na indústria automotiva
   
   Semana de 05.02.01 a 11.02.01
  Desserviço faz consumidores e governo se armarem contra empresas
   
   Semana de 29.01.01 a 04.02.01
  Bolsa-escola é exportada e beneficia 8 mi de crianças na AL
   
   Semana de 22.01.01 a 28.01.01
  Bolsa-escola é exportada e beneficia 8 mi de crianças na AL
   
   Semana de 08.01.01 a 14.01.01
  Metalúrgicos tornam-se universitários para se adaptar ao mercado