.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

DISCUSSÃO
09/12/2004
Protagonismo juvenil é tema de seminário

SOBRAL-“Protagonistas Juvenis Rompendo o Silêncio”. Com esta temática, será realizado nesta sexta-feira, no auditório Saturno do Centro de Convenções, o III Seminário Estadual de Protagonismo Juvenil. Trata-se de uma realização do Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, através do Eixo de Protagonismo Juvenil, tendo como objetivo discutir questões relacionadas ao combate da violência sexual. Estarão presentes jovens de todo o Ceará, representações do poder público e órgãos da Saúde e da Educação. Sobral estará representada pela Câmara Infanto-Juvenil que é formada por 14 jovens, tendo o apoio da Fundação de Ação Social do Município (FAM).

A programação do encontro de protagonismo juvenil terá início às 08h30min, na sexta-feira, com o credenciamento dos participantes. A abertura será feita pela técnica Ana Lídia Rodrigues Lima, do projeto Sentinela Caucaia, com uma exposição sobre o Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em seguida, haverá a dinâmica do abraço, com o jovem Ricardo de Souza, do Grupo Soltando a Voz; e apresentação do Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com a secretária executiva Márcia Cristine Pereira Oliveira. A primeira palestra será sobre “Protagonismo Juvenil x Agentes Protagônicos Desvendando Verdades e Mentiras”, com a representante da Associação Curumins, Flor Fontenele, de Fortaleza.

O evento terá prosseguimento até às 16h30min, com trabalhos dos grupos de avaliação do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; apresentação cultural “Joãozinho”, com o Grupo de Jovens Soltando a Voz; palestra com o tema “Fenômeno da Violência Sexual: Mitos e Tabus na Sociedade”; e pronunciamento sobre a importância da criação de rede estadual de adolescentes no combate a violência sexual. Também está agendada a exposição “Rede de Proteção para Criança e Adolescente com foco no Protagonismo Juvenil”, tendo como palestrantes Líbia Amaral, do Projeto Sentinela Sobral; Francisco José de Castro, SOS Criança; e Leidiana do Nascimento, presidente da Câmara Infanto Juvenil. O encerramento será com o espetáculo Origens: Amor, Arte, Não Violência, do grupo ABC do bairro Dom Expedito.

CÂMARA
Na Câmara Infanto-Juvenil, os “vereadores” têm como função desenvolver e articular projetos relacionados a temas como saúde, educação, cultura, ecologia, valores humanos, relações de gênero e cidadania. A presidente Leidiane do Nascimento destaca que as reuniões são quinzenais e realizadas na Casa dos Conselhos, na rua Anahid Andrade, 524, no Centro de Sobral. Na Câmara estão representados os grêmios estudantis, o Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Meninos do Hip Hop, União da Juventude Socialista (UJS), Guarda Mirim, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e União dos Estudantes Secundaristas (UMES).

A Câmara funciona desde o ano de 2002, como espaço de discussão de políticas públicas que visa a melhoria da qualidade das ações para a infância e adolescência, através da assessoria e implantação de projeto baseado na estratégia do protagonismo juvenil.

As informações são do jornal Diário do Nordeste.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
09/12/2004
União prepara SUS da assistêncial
09/12/2004
Ministério destrói armas e inaugura centro de treinamento
08/12/2004
Governo já admite corrigir mínimo em janeiro
08/12/2004 Estado lança Programa de Inclusão Digital do Professor
08/12/2004
Mulheres lançam movimento por um país ético
08/12/2004
Justiça determina que UFPR não adote sistema de cotas
08/12/2004
Universidades do Rio vão se adaptar a surdos
08/12/2004
Ilhas digitais funcionam como cyber café
07/12/2004
Projeto de Reforma Universitária prevê primeiro emprego
07/12/2004
90% dos jovens adquirem drogas lícitas sem a ajuda de adultos