HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

esperança
26 /05/2004
Desemprego terá queda no 2º semestre, diz Berzoini

O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, disse ontem que a recuperação da economia tem estimulado a volta de trabalhadores desalentados ao mercado de trabalho, o que eleva os índices de desemprego, apesar do aumento na geração de postos de trabalho.

Na avaliação dele, haverá queda dos índices no segundo semestre. "O resultado reflete o estágio da economia quando ela ganha velocidade e se acelera. Isso aumenta a velocidade das pessoas que voltam ao mercado de trabalho."

Para ele, no segundo semestre, o efeito do aumento de pessoas procurando emprego terá sido completamente absorvido, derrubando as taxas de desemprego.

"Nós temos a convicção de que haverá uma queda dos índices de desemprego no segundo semestre porque alcançaremos aquele patamar em que a população que tinha que entrar no mercado de trabalho já entrou. Isso será combinado à geração de empregos em um patamar elevado em razão da dinamização da economia", disse.

Questionado sobre os dados do IBGE que indicam que o aumento da população procurando emprego é decorrente da queda na renda familiar, o ministro respondeu:
"Essa é a informação que eu também tenho sustentado. Nós tivemos no ano passado compressão da massa salarial com a subida da inflação, fazendo com que mais pessoas da mesma família estejam buscando o mercado".

Berzoini disse ainda que várias medidas adotadas pelo governo para incentivar setores da economia com grande capacidade de geração de vagas, como a construção civil, começarão a mostrar resultado a partir de agora.

Isso porque vários contratos e licitações só estão sendo concluídos nos últimos dias e, a partir de então, as obras começarão. Além do estímulo do setor público, há "o desempenho da economia privada, que também tem melhorado, as exportações e alguns segmentos do mercado interno, como o setor automotivo".

O presidente da CUT, Luiz Marinho, concordou com a interpretação do ministro.
"O desemprego é brutal. Achamos que o governo precisa adotar outras medidas como contratação emergencial, redução da jornada de trabalho e lançamento de frentes de trabalho nos grandes centros para responder na proporção desse problema, que é um drama para as famílias", afirmou.

Ontem, ele e Berzoini estiveram na Comissão de Trabalho da Câmara para discutir a redução da jornada de trabalho. Para o ministro, o assunto deve ser tratado na discussão da reforma trabalhista. "Antonio Palocci [ministro da Fazenda] e Henrique Meirelles [presidente do Banco Central] se transformaram nos "cavaleiros do apocalipse", que só vieram trazer o caos social ao país", afirmou, em nota oficial, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.

JULIANNA SOFIA
da Folha de S.Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
26/05/2004 Esquerda do PT diz não votar mínimo de R$ 260
26/05/2004 Saúde mantém contrato suspeito
26/05/2004 Frio e vírus antecipam "doença de inverno"
26/05/2004 Professores da USP vão parar a partir de amanhã
25/05/2004 OAB diz que recorde no desemprego é culpa do governo Lula
25/05/2004 Tributos poderiam ser um terço menores
25/05/2004 Meirelles: ‘Não há crescimento com inflação alta’

25/05/2004 Vendas crescem e supermercados já falam em alta de preços
25/05/2004 Internet não é ferramenta de professores
25/05/2004 Lula diz que não pode recuperar dívida social