Juntar em um desfile os estilistas
Ricardo Almeida, que faz os ternos do presidente Lula, Clô
Orozco (Huis Clos) e Amir Slama (Rosa Chá) não
é tarefa fácil. Numa escola de moda, então,
parece improvável. E se a escola for no Bom Retiro?
Se você acha impossível, jogue no lixo a sua
bola de cristal.
O trio assina hoje um protocolo com o governo do Estado de
São Paulo que dá início a um processo
que visa criar uma escola que quer mudar o ensino de moda
no país.
O plano dos estilistas é que a escola funcione no Bom
Retiro, bairro da região central de São Paulo
que é o epicentro da moda popular no país, em
um prédio de 1893. O edifício abrigou o Desinfetório
Central da cidade, instituição que cuidava da
desinfecção das casas no início do século
passado assim que acontecia por ali um caso de doença
epidêmica. Atualmente, ele é dividido entre o
setor de transportes da Secretaria de Estado da Saúde
e o Museu Emílio Ribas.
"Eu já tinha pronto um projeto de escola de moda.
Acho sensacional se ele puder ser implantado no Bom Retiro
porque o bairro em si já é uma escola de moda",
afirma Ricardo Almeida. Se o plano der certo, o estilista
será o diretor da unidade.
Além da escola
O projeto da Escola Superior de Moda de São
Paulo é uma iniciativa do Núcleo de Ação
Empresarial do Projeto Bom Retiro, uma organização
não-governamental (ONG) da qual fazem parte desde estilistas
até empresários, comerciantes e urbanistas.
O projeto apresentado é ambicioso: ele quer recuperar
a malha urbana do bairro e ao mesmo tempo colocar a produção
de moda das confecções de lá no compasso
dos mercados globais, com o foco na exportação.
"A escola deve ser a âncora do projeto porque poderá
repassar novas tecnologias para as empresas", afirma
o arquiteto Cleiton Honório de Paula, diretor do Projeto
Bom Retiro.
Ensino errado
Almeida teve o estalo de criar a escola a partir
de preocupações mais modestas: acha que os cursos
de moda ensinam de maneira "totalmente errada."
"Quem gosta de criação tem o olhar mais
desenvolvido e não escuta direito. O negócio
dela é o olhar. As escolas estão erradas porque
privilegiam a fala", afirma o estilista.
Clô Orozco diz sentir na pele a falta de preparo dos
estudantes que saem das faculdades. "Os cursos são
muito elementares. Os alunos não aprendem a construir
uma roupa e não sabem como funciona a indústria."
A ausência de aulas práticas nas escolas é
o maior dos problemas, porém não é o
único existente, de acordo com Carlos Simões,
consultor da Abit (Associação Brasileira da
Indústria Têxtil e de Confecção),
que já deu aulas nas quatro faculdades de moda que
existem em São Paulo.
"As faculdades e o mercado não conversam e isso
vai virar um desastre se não for corrigido. A mão
de obra formada não interessa ao mercado", diz
ele.
As faculdades formam estilistas e gestores de produto, de
acordo com Simões, mas 90% das empresas são
familiares e não têm recursos para contratar
esses profissionais. É por isso que as confecções
do Bom Retiro exibem durante o ano todo cartazes de "Precisa-se
de modelista".
Não dá para ser competitivo no mercado externo
de moda com problemas tão elementares, acredita o consultor
da Abit.
Outra prática que será adotada, segundo Simões,
é a mescla de professores acadêmicos com profissionais.
O modelo de escola que planeja seguir é o do Goldsmiths
College, de Londres, no qual o aluno trabalha no ateliê
desde o primeiro ano.
A idéia inicial é que a escola tenha cursos
técnicos e de nível superior. O secretário
de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Estado de
São Paulo, João Carlos Meirelles, afirma, no
entanto, que seria uma diminuição imaginar mais
uma escola técnica: "É um conjunto de ensino
que deve responder às demandas da cadeira produtiva,
que vá do fio à vitrine", afirmou o secretário.
Por sugestão dos empresários do Bom Retiro,
a escola deve ser pública, mas não estatal.
Num modelo assim, os proprietários das confecções
poderiam bancar parcialmente o projeto. Com a parceria, evita-se
também os entraves burocráticos do Estado para
compra e oferta de cursos.
MARIO CESAR CARVALHO
da Folha de S.Paulo
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