Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Taxa Selic

BC reduz juros para 12,75% ao ano


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Felipe Santos (206) 20/04/2009 10h06
Felipe Santos (206) 20/04/2009 10h06
Sr. Sergio de Souza Dias, concordo um pouco com a sua idéia, mas sua opinião sobre empresário está totalmente equivocada. Nosso país precisa acabar com está cresça de que empresário não trabalha, pois a verdade é que empresário trabalha e muito mais que seus empregados e sem segurança e benefício nenhum, exceto dono de banco. Não sou empresário, mas o país tem que mudar está idéia que empresário só existe para explorar os trabalhadores, etc. O país precisa investir e criar facilidades para que haja cada vez mais empresários, pois querendo ou não, são eles que geram empregos e não o Estado, por isso que o Brasil tem gastos com funcionárismo público de primeiro mundo, mas serviço pior do que muitos países vizinhos menos desenvolvidos, veja bem, não estou culpando o funcionário publico, já que eu sou da opinião que deveriamos ter muito menos funcionário publico com maiores salários. Não existe nunhum país deselvolvido do mundo sem empresários. Nenhum país consegue sustentar toda a sua população como o Brasil tenta. 4 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 20/04/2009 09h45
Geraldo Buss (378) 20/04/2009 09h45
É esta a maneira que o senhor presidente e seus assessores acharam mais fácil "governar" o país. Aumente o contigente de "funcionários do governo" , pague a eles um altíssimo salário e todas as suas (do governo) vontades serão prontamente atendidas. Impressionante como o Ciro Gomes aparece na TV dizendo que foi o FHC que afundou o Brasil com seus desmandos . Será que ele ainda não se deu conta que Lula e o PT estão no governo nos últimos seis anos!? Será que ele não ajudou este governo atual gastar 40 bilhões de Reais em aumento do contingente de funcionários, secretários, ministros e assessores ?!
Na hora da dificuldade é que se ve quem tem capacidade . Fica criticando governos passados mostra claramente que é incompentente para administrar problemas. E a tal de cota de passagens aéreas - o pobre tem o vale transporte e os servidores políticos de Brasília e dos Estados tem o vale passagem aérea não para trabalhar mas para passear com suas "sagradas" famílias....
5 opiniões
avalie fechar
Geraldo Sousa (27) 20/04/2009 08h20
Geraldo Sousa (27) 20/04/2009 08h20
É impressioinante o cinismo da quadrilha de politiqueiros no meu país. A imagem que nos fica é a de que somos roubados e não fazemos nada poara impedri o avanço no erário. Talves daqui a cinquenta anos, quando as leis realemnte se fazerem válkidas o povo acorde e os malandro de Brasília paguem pelo roubo descarado e cínico contra a população que nbão tem educação, cidadania e voz. Até quando? Acordo só com justos. sem opinião
avalie fechar
ruggerio manca (29) 20/04/2009 08h20
ruggerio manca (29) 20/04/2009 08h20
O Lula e um grande administrador .........do patrimonio dos amigos dele.
E eu aqui trabalhando sem aumento ja faz 2 anos , e o incrivel estou dando gracas a Deus por isso.
Fim do mundo , que administra ao mais mal feito , ela e so bem feita em termos de marketing , pois a maioria do povo acha que ele esta indo bem , e que e um otimo presidente.
mentir e enganar e uma arte.
4 opiniões
avalie fechar
Sergio de Souza Dias (1) 20/04/2009 07h59
Sergio de Souza Dias (1) 20/04/2009 07h59
Essas pessoas que afirmam que as idéias marxistas serão as salvadoras do mundo tenham a bondade de explicar porque elas faliram em todo o mundo e os paises comunistas são essas ditaduras que levam o povo à pobreza. Um dos comentaristas diz que se deve demitir todos os "trabalhadores" para ver quem produz neste pais. Então que se demita todos os empresarios deste pais para saber quem realmente paga os salarios dos "trabalhadores". visto que "empresario" não trabalha (não sou empresário). 13 opiniões
avalie fechar
O que mais me espanta é que a ´culpa é de quem trabalhou no minimo 30 anos, com um sistema deficitario de atendimento a saude, educação, transporte, segurança, Da verba não dar para nada. Os altos tributos que tanto o "mico empresário quanto o macro empresário" pagam e aqueles que se autodenominam de excelencias e nobres, tem aumentos que nenhum trabalhar tem na sua verba indenizatoria, no seu auxilio celular, no seu auxilio uniforme.No seu vale tranposte de avião para chegar ao serviço... Façam a seguinte conta peguem só 5 anos do que foi gasto com tudo que essas pessoas gastaram no congresso nacional, na camara dos depitados e na vereança e vejam o montante que dá. Incluam os fantasticos servidores desse s semi-deuses!Tenho uma questão: Como é que esses semi-deuses viviam quando não eram excelencias e nobres? Que tal fazermos uma auditoria nesses 5 anos na conta de todos os semi-deuses? Quantos devolveram o dinheiro incluiram a CPMF, juros e a correção? O povo pode ser ignorante em alguns assuntos mas burro nós não somos! 7 opiniões
avalie fechar
fernando carvalho (26) 20/04/2009 03h15
fernando carvalho (26) 20/04/2009 03h15
uma vez um senhor em são paulo me disse uma coisa que parei para pensar, o lula adora quem não gosta de trabalhar e quem não gosta de trabalhar adora ele. acho que esse senhor com curso superior bem informado estava certo !!!! 33 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Giacometti (3) 12/03/2009 09h39
Rodrigo Giacometti (3) 12/03/2009 09h39
Estão falando muito sobre o alto Spread Bancário no Brasil, porém não tenho visto nenhuma reportagem com análises de especialistas que demonstrem porque o Spread Bancário é tão alto, gostaria de saber o peso de cada componente desse índice, tais como: taxa selic, impostos cobrados pelo governo nas operações de empréstimo, taxa de inadimplência, compulsório, retorno, concorrência entre bancos, custo de captação do dinheiro pelo banco, entre outros. Incluindo comparativo do Spread Bancário do Brasil com outros países e porque há diferenças tão grandes.

Fala-se muito disso, mas a população não sabe de quem é a "culpa" desse alto Spread no Brasil: banqueiros culpam a Taxa Selic, compulsório e inadimplência, enquanto que o governo culpa os banqueiros, sugerindo altos ganhos...

Para complementar a matéria, quais medidas poderiam ser tomadas pelo poder público e privado para reduzir o Spread ?

Penso que o papel da mídia não é apenas informar, mas também promover uma discussão concreta e objetiva dos problemas que nos cercam.
11 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (608) 12/03/2009 09h09
Mauricio Anadrade (608) 12/03/2009 09h09
"Ditadura do Proletariado" Só se este miseráveis que após trabalhar 50 horas por semana, ganham ao final de um mês a expantosa fortuna de R$ 600,00. Acho que devemos acabar com essa elite de proletários. R$ 50,00 por mes é mais que o suficiente. Sobraria mais para os miseráveis do topo da cadeia social. Talves possam ir, em vez de duas vezes, três vezes visitar a loja Daslu.
Se alguem tem dúvidas porque somos o 5º país do mundo mais desigual e injusto, basta ler alguns comentários deste espaço. A resposta salta aos olhos.
12 opiniões
avalie fechar
Mauricio Correia (12) 12/03/2009 08h56
Mauricio Correia (12) 12/03/2009 08h56
"O segmento produtivo do nosso país, tem que levar nas costas, não apenas o assalariado, que por si só, não tem culpa da legislação e do elevado custo trabalhista que carrega".
Isso só pode ser uma piada. Se o assalalariado é um "fardo" para que esse gênio que fez esse comentario, a solução é muito simples: demitam todos os assalariados.
Aí sim nós saberemos quem é o verdadeiro setor produtivo desse páís.
11 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 01/02/2009 13h06
Alcides Emanuelli (2009) 01/02/2009 13h06
João Carlos Gagliardi, entamos num mato sem cachorro e perdidos sem perspectiva de encontrar a saída.
Sem trilhas, ou será que as trilhas existem e não conseguimos ver, onde é o inicio delas, mas ainda estamos vivos e podemos fazer algo.
Lendo todos os comentários desse assunto, todos acham um absurdo que as taxas de juros não baixem, todos imaginem todos e se mais pessoas se manifestarem vão tambem dizer que tudo não passa de uma tremenda irresponsabiliade, tendenciosa para facilitar a industria da especulação.
Não podemos acreditar que nossa imprensa defende ou não tem interesse em dizer qual o lado certo sobre o assunto, em alguns blogs, os jornalistas comentam contrario, mas a imprensa que informa sempre coloca suas idéais suas informações de acordo com o poder ou com o interesse dos donos do Poder.
Infelizmente temos uma imprensa tendenciosa e facciosa que leva a informação como uma bomba para doutrinar o povo que liga a tv depois do trabalho para ver os homens da Globo dizer o que o Poder quer e manda eles dizerem.
Tudo isso parece que somos outras pessoas, sem força para lugar por uma nova versão de uma sociedade mais justa e porque não mais igualitária.
Não precisamos só de vontades, temos que lutar mais, nos organizar muito mais, e talvez um dia derrubamos as porteiras da Oligarquia proletáriada que se instalou no Brasil para lucrar e lucrar sempre cada vez mais.
Um exemplo de como não deve ser um Estado de uma Nação em convulsão Social.
10 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 22/01/2009 16h02
João Carlos Gagliardi (2328) 22/01/2009 16h02
Olá Alcides Emanuelli,
Acredito que sua explanação resumiu muito bem a situação.
Gostaria apenas de acrescentar, que parece que vivemos uma nova "Ditadura do Proletariado" ampliada a milionésima potencia.
O segmento produtivo do nosso país, tem que levar nas costas, não apenas o assalariado, que por si só, não tem culpa da legislação e do elevado custo trabalhista que carrega, mas todo um Estado autocrático, burocrático, demagogo-populista e repleto de parasitas, que além de não produzirem nada, são os maiores corruptos, de toda nossa história republicana.
Como não temos outra saída e a importante função social de manter a máquina funcionando, o negócio como sempre, é irmos em frente.
Mas não necessariamente calados, não é?
Abs
30 opiniões
avalie fechar
danilo barros (106) 22/01/2009 14h24
danilo barros (106) 22/01/2009 14h24
Essa política absurda de juros altos que tem endividado tanto a população pobre bem como o proprio estado brasileiro está insustentável. Não existe mais argumentos para esses membros do banco central que so querem beneficiar os especuladores internacionais. O meireles com certeza faz parte de um grupo de banqueiros que defendem a todo custo os altos lucros desses grupos de especuladores. Esses juros altos continuam a incidir sobre a dívida pública. Infelizmente são poucos brasileiros que tem conciência desse absurdo 18 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 22/01/2009 13h52
MARCOS BORGES (155) 22/01/2009 13h52
Mas...Não dá pra acreditar.....
Estas reuniões, na atual situação de Cenários Turbulentos, deveriam ser semanais, analisando os impactos mais de perto, no Brasil e no mundo econômico das bolsas.
Deve haver alguma intromissão externa, para não deixar que o Brasil aumente sua produção.
Seria o momento exato para uma baixa susbtancial de juros, fomentando o crescimento do país.
Realmente, há algo externo nisto aí...
12 opiniões
avalie fechar
Eziel Moreira da Silva (36) 22/01/2009 13h14
Eziel Moreira da Silva (36) 22/01/2009 13h14
Sr Jaime Cunha.
Não foi minha intenção descutir os aspecto político e sim histórico. Como escreveu Marcelo Coelho; "desta discursão sairemos piores do que entramos".
Quanto a história, humildemente reconheço que estava errado, tentei corrigi-lo e me dei mal. Realmente houve uma elevação de 3 pontos na taxa selic ocorrida em dezembro de 2002 com aprovação da equipe do PT.
O fato que contrariou o então canditado José Serra ocorreu na elevação também de 3 pontos em 14 outubro de 2002. Naquela época mesmo sendo do governo, José Serra sempre foi contra o aumento da taxa selic e era chamado de desenvolvimentista pela impresa política.
Sds
4 opiniões
avalie fechar
Jaime Cunha (26) 22/01/2009 11h43
Jaime Cunha (26) 22/01/2009 11h43
ELES NÃO MUDAM (2).
Sr Eziel! (post em 22/01/2009 às 06h54)
O aumento de 22% (não 18%) para 25%, da taxa SELIC, deu-se sim em DEZEMBRO de 2002 e não em novembro/02, como é afirmado pelo senhor. Isto aconteceu na 79ª Reunião do Copom, ocorrida em 18 de dezembro/02 (www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS). Este aumento dos juros básicos, ocorrido a apenas 12 dias do início do governo Lula, foi sim, feito em comum acordo com a equipe de transição para o novo governo, que assumiria, e que ainda elevaria a taxa até 26,5% - em 19 de fevereiro /03 - já neste governo.
Ao afirmar que "foi uma decisão exclusiva da equipe de FHC que contrariou o então candidato José Serra", o Sr apenas repete uma tática muito usada pela esquerda: Não assuma nada que possa prejudicá-lo. Culpe sempre o seu adversário por tudo, atacando-o, e não importando com que armas, pois a verdade (muitas vezes) a poucos é dada a conhecer.
Ora! Em dezembro / 02, já não existia "o então candidato José Serra". Existia sim o ex-candidato Serra, que não mais poderia ser prejudicado eleitoralmente para ter-se sentido contrariado, pois as eleições já haviam ocorrido, e Lula já era o presidente eleito.
Como já foi dito: Eles não mudam, estão sempre cheios de razão.
37 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (537) 22/01/2009 09h29
Carlos José dos Santos (537) 22/01/2009 09h29
Copom faz maior corte de juros desde 2003 e reduz Selic a 12,75% ao ano.
Já era tempo de acabar com esse escandalo financeiro.
Temos que valorizar o setor produtivo, quem trabalha e não a especulação financeira "oficial". Considero criminosas essas taxas de juros no Brasil.
Juros altos para conter inflação é só pretexto para o Sistema financeiro arrancar dinheiro fácil do povo.
Qualquer lucro acima de 10% num país com os níveis sociais do Brasil, já pode ser considerado roubo e não retorno financeiro de investimento.
7 opiniões
avalie fechar
Roberto Machado (2) 22/01/2009 07h31
Roberto Machado (2) 22/01/2009 07h31
Finalmente o Presidente do Brasil, o Sr. Henrique Meireles, resolveu baixar os juros. 3 opiniões
avalie fechar
Eziel Moreira da Silva (36) 22/01/2009 06h54
Eziel Moreira da Silva (36) 22/01/2009 06h54
Sr Jaime cunha,
A história da taxa selic em 2002 é diferente do que está escrito no seu comentário.
Em 18.11.2002 a taxa passou de 22 para 25 pontos, decisão exclusiva da equipe do FHC que contrariou o então candidato José Serra. Ver no site do BC...
8 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 21/01/2009 22h52
Alcides Emanuelli (2009) 21/01/2009 22h52
Grande João Carlos Gagliari e Wilson, se tivesse mais comentários tambem seriam nesse sentido de ver o que esses incompetentes donos do Poder desses malandros corporativistas não estão vendo.
É mais que obvio que os juros tem que baixar e muito mais para a economia tomar um rumo, para a economia crescer novamente e gerar empregos.
Sem estimulos ao crescimento com juros aceitaveis não como desenvolver a economia e gerar empregos, será que esses burros do poder não estão vendo isso.
O Interessante que a imprensa que é a arma do poder para bombardear o povo com mentiras hipocritas e impor o que querem não diz nada só diz que a inflação pode crescer, comenta ainda que 1% é muito.
A verdade é que o sistema todo interage de acordo com os interesses do Poder e o interesse do Poder é manter os juros lá no alto para lucros dos credores da divida interna e assim caminha mais um capitulo da Corrupção no Brasil.
Mas a verdade que nossos economistas são uma M das grandes, não sabem nada, não dizem coisas com coisas e não sabem que em numeros a ciencia é exata e não se inventa como eles fazem para o bem da especulação e do roubo.
E assim caminha mais um capitulo triste de como não se administra a economia de uma Nação.
O Estado brasileiro é em estrutura e seus custos é um animal gigantesco que deve estar sendo alimentado com Toddy e cada dia cresce mais e mais sem parar.
Eu quero ver onde o custo do Estado vai parar ou quando o Poder vai ser honesto e criar vergonha na cara.
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (90)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página