Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2005 - 16h28

Vendas de TV de plasma e cristal líquido devem crescer 200% em 2005

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

As vendas de televisores de plasma e de cristal líquido (LCD) devem crescer 200% em 2005, segundo projeções da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). Neste ano deverão ser comercializadas 35 mil unidades desses aparelhos, contra as 11.500 vendidas no ano passado --ano em que as vendas cresceram 379% frente a 2003.

Para a Eletros, esse comportamento pode ser explicado pela combinação do lançamento de aparelhos com novas tecnologias com a redução gradual de preços desses aparelhos.

"No médio prazo, os televisores tela plana de LCD, plasma e outras novas tecnologias devem conquistar o espaço dos aparelhos convencionais, por oferecerem vantagens como painéis de pouca espessura, grandes dimensões, leves, com alto desempenho, conectividade, excelente definição de imagem e som, além de preços internacionais em queda", afirma Paulo Saab, presidente da Eletros.

Pelas estimativas da Eletros, as TVs de plasma e cristal líquido deverão corresponder a 3% do mercado de televisores em 2008 --representam hoje apenas 0,14% desse segmento--, quando deverão ser vendidas 230 mil unidades. Ou seja, haverá um expansão nas vendas de 2008 de 557% frente ao volume projetado para 2005.

Em 2002, quando as primeiras unidades começaram a ser comercializados no mercado brasileiro, uma TV de plasma não custava menos de R$ 20 mil. Hoje, já é possível encontrar um aparelho desse tipo por cerca de R$ 10 mil.

Desde sua chegada no país, as TVs de plasma e cristal líquido registram crescimento acelerado. Em 2002, foram vendidas 2.100 unidades. No ano seguinte, as vendas aumentaram 14,29%%, atingindo 2.400 unidades aparelhos.

Segundo Saab, o volume de vendas ainda está concentrado nos aparelhos de LCD e plasma, mas novas tecnologias estão surgindo e devem estimular ainda mais esse mercado.

Especial
  • Leia mais sobre TV de plasma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página