Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2005 - 20h05

Wall Street sobe com petróleo e atividade econômica pós-Katrina

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas americanas fecharam em alta nesta sexta-feira, com a queda no preço do petróleo e com o otimismo dos investidores sobre o desempenho da economia dos EUA apesar dos efeitos da passagem do furacão Katrina pelo país.

A Bolsa de Valores de Nova York fechou em alta, com ganho de 0,78% e 10.678 pontos no índice Dow Jones 30 Industrials, enquanto o S&P 500 subiu 0,80%, para 1.241 pontos. A Bolsa eletrônica Nasdaq subiu 0,44%, fechando com 2.175 pontos.

O preço do petróleo fechou em queda nesta sexta-feira em Nova York. Os sinais de que a produção vem sendo aos poucos retomada e a ligeira redução na demanda puseram um freio na escalada de preços da commodity.

O barril do petróleo cru para entrega em outubro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, fechou o dia cotado a US$ 64,08, baixa de 0,63%. Foi o menor valor para um fechamento desde o dia 18 de agosto.

Com a lenta, mas constante, retomada da produção nas plataformas no golfo do México --atingidas pelo furacão Katrina no fim de agosto-- e com a ligeira redução de demanda prevista por analistas, o preço do petróleo conseguiu recuar.

A expectativa de um crescimento significativo na atividade do setor de construção no sul dos EUA, na costa do golfo do México --região devastada pelo Katrina--, animou os negócios hoje.

As fabricantes de microchips Texas Instruments e Intel animaram o mercado de ações com as revisões para cima dos resultados trimestrais esperados pelas duas empresas.

A rede de restaurantes fast food McDonald´s anunciou hoje que as vendas globais nas lojas abertas há ao menos um ano subiram 5,7% no mês passado, enquanto nos EUA o crescimento foi de 3,2% e, na Europa, de 3,6%, graças ao lançamento de novos produtos.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página