Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2005 - 13h44

Hewlett-Packard anuncia corte de 5.900 empregos na Europa

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A fabricante de equipamentos de informática Hewlett-Packard (HP) anunciou nesta segunda-feira que irá cortar 5.900 empregos em suas unidades na Europa como parte do plano global de reestruturação da empresa.

A divisão na França, a HP France, havia confirmado que 1.240 empregos seriam cortados na França, onde a empresa tem 4.800 funcionários.

A HP não especificou quantas das vagas serão fechadas por meio de demissões voluntárias nem quantos empregos serão cortados em outros países. A porta-voz da empresa para a Europa, Anette Nachbar, disse que a empresa tem a obrigação em outros países europeus de informar as entidades representantes dos trabalhadores antes de anunciar cortes de funcionários.

"Os processos de consulta locais estão acontecendo", disse Nachbar. Ela confirmou que os 5.900 empregos são parte do programa, anunciado em julho, de cortar 14.500 empregos no mundo todo e acelerar o planos de antecipação de aposentadorias para economizar US$ 1,9 bilhão por ano.

O sindicato IG Metall, um dos maiores da Alemanha, anunciou hoje que a HP ainda não notificou os representantes dos trabalhadores da empresa sobre cortes de empregos, mas que deve fazer esse anúncio ainda nesta semana.

A HP emprega cerca de 44 mil funcionários na Europa, no Oriente Médio e na África, segundo a porta-voz. A HP vem tentando manter-se competitiva para fazer frente à concorrência de rivais como IBM e Dell.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Hewlett-Packard
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página