Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 13h40

Bolsas européias sobem com ações de bancos de investimentos

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias reverteram as quedas do início das negociações e fecharam em alta nesta quarta-feira, com ganhos no setor de bancos de investimentos, devido à divulgação de lucro recorde do Lehman Brothers. A alta de quase 2% no preço do petróleo, no entanto, freou maiores ganhos.

A Bolsa de Londres subiu 0,18%, para fechar com 5.347 pontos. A Bolsa de Paris teve ganho de 0,38% e fechou com 4.470 pontos. A Bolsa de Frankfurt teve ganho de 0,19%, ficando com 4.911 pontos. A Bolsa de Milão subiu 0,72%, para 26.397 pontos e a Bolsa de Madri teve valorização de 0,28% e fechou com 10.459 pontos.

O crescimento de 74% no lucro trimestral do banco de investimento Lehman Brothers favoreceu todo o setor. Os destaques entre os ganhos foram os dos papéis do Credit Suisse e do UBS.

As ações da operadora britânica de telefonia móvel Vodafone subiram 1,7% com a previsão do banco Morgan Stanley de que a empresa deverá registrar maior crescimento e a expansão de sua participação de mercado.

A Bolsa de Frankfurt manteve um ritmo mais fraco de negócios hoje e a expectativa dos analistas é de que a Bolsa alemã siga com volume menor de negócios devido à expectativa quanto ao resultado das eleições legislativas que acontecem no país no próximo dia 18 (domingo).

Os investidores temem que uma eventual vitória da líder da União Democrata Cristã (CDU), Angela Merkel, atrase as reformas que vem sendo realizadas no país pelo atual chanceler alemão, Gerhard Schröder.

O petróleo voltou a subir hoje, com a divulgação de uma queda de 6,6 milhões de barris no estoque americano do produto na semana encerrada no último dia 9, acima do esperado pelos analistas. O barril chegou a ser negociado a US$ 64,70, mas às 13h (em Brasília), estava cotado a US$ 64,21, alta de 1,74%.

Outros papéis que subiram hoje nas Bolsas européias foram os da francesa Thales (1,1%), com a notícia de que a empresa européia do setor aeroespacial EADS vem acompanhando a fabricante de equipamentos eletrônicos para o setor de defesa, o que, segundo analistas, pode resultar em uma proposta de compra.

Também subiram os papéis da fabricante italiana de automóveis Fiat (1,5%), depois que o executivo-chefe da empresa, Sergio Marchionne, disse que espera concluir até outubro as negociações com a americana Ford para desenvolverem em conjunto dois novos carros para o mercado europeu.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página