Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 15h00

Economia da Alemanha está preparada para crescer no 2º semestre, diz ministro

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A economia da Alemanha está preparada para ganhar força no segundo semestre deste ano, disse nesta quinta-feira o ministro da Economia alemão, Wolfgang Clement.

O ministro disse que os últimos indicadores econômicos do país, incluindo o aumento no número de pedidos às manufaturas do país e o ganho na produtividade doméstica, mostram que a economia vem se expandindo.

Clement disse também que "a tendência positiva do mercado de trabalho vai continuar", referindo-se à queda no desemprego no país. Em agosto, o desemprego chegou a 11,4% dos alemães economicamente ativos.

O chanceler alemão, Gerhard Schröder, tem enfrentado problemas para reduzir o desemprego no país. Em fevereiro último, esse número chegou a 12,6%, mais de cinco milhões de pessoas, um dos mais altos já registrados no período pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mesmo com a queda de agosto, o nível de desemprego é considerado alto pelos economistas.

Para 2005, as previsões mais otimistas são de um crescimento de até 1% na economia da Alemanha, considerado pouco para ter impacto nos níveis de emprego, apesar dos resultados positivos das exportações.

Com agências internacionais

Especial
  • Enquete: quem será o próximo chanceler alemão?
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página