Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 13h38

Petróleo e eleições na Alemanha afetam Bolsas européias

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Os preços do petróleo voltam a subir, com as preocupações dos investidores sobre a tempestade tropical Rita, que levou o governador da Flórida, Jeb Bush, a declarar estado de emergência, e os resultados da eleição na Alemanha afetaram os mercados de ações na Europa nesta segunda-feira.

A Bolsa de Paris fechou em baixa de 0,08%, com 4.505 pontos. A Bolsa de Milão fechou com ligeira variação negativa de 0,02% e 26.548 pontos. A Bolsa de Madri teve ligeira variação positiva de 0,04%, fechando com 10.536 pontos, e a Bolsa de Londres teve alta de 0,4%, fechando com 5.429 pontos.

A Bolsa de Frankfurt registrou a maior perda do dia, com retração de 1,21%, fechando com 4.926 pontos, com os receios dos investidores quanto a um possível impasse devido aos resultados das eleições na Alemanha.

O partido da chefe da União Democrata-Cristã (CDU) e candidata conservadora à chancelaria alemã, Angela Merkel, obteve 35,2% dos votos, o que assegurou 225 cadeiras no Bundestag [Parlamento alemão], menos de um ponto de vantagem à frente de seu principal opositor, o Partido Social Democrata (SPD), comandado pelo atual chanceler Gerhard Schröder, que obteve 34,3% dos votos, e 222 assentos no Legislativo.

Por causa do resultado apertado, ambos partidos terão que buscar novas coalizões para tentar garantir a maioria no Bundestag, o que significa ter um mínimo de 307 cadeiras. A preocupação é que a dificuldade em formar coalizões atrase as reformas na economia do país.

Em alta fecharam os papéis das empresas petrolíferas, como as da British Petroleum e da francesa Total, que registraram ganhos de 1,5%. Com a ameaça de a tempestade tropical Rita se tornar um furacão nas próximas horas, e a expectativa quanto à decisão da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) amanhã sobre sua cota oficial de produção, o preço da commodity voltou a subir.

Às 13h03 (em Brasília), o barril do petróleo cru para entrega em outubro estava cotado, na Bolsa Mercantil de Nova York, a US$ 66,60, alta de 5,63%.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre os preços do petróleo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página