Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 16h37

Vivo diz ter investido R$ 100 mi no combate à clonagem e fraudes

Publicidade

da Folha Online

A empresa de telefonia móvel Vivo, que é apontada como a líder de celulares clonados em balanço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), informou que já investiu mais de R$ 100 milhões em sistemas antifraude.

A operadora informa que, por meio de equipes e sistemas dedicados ao controle e monitoramento de fraudes nas chamadas telefônicas em conjunto com o poder público, 99% dos casos são detectados antes de o cliente perceber a fraude.

"Os casos eventualmente percebidos pelos próprios clientes são imediatamente resolvidos, sem prejuízo financeiro, ou seja, nenhum dos procedimentos adotados é cobrado do usuário e com total normalização do serviço", diz a operadora em comunicado.

Já a operadora Claro informa que orienta seus clientes a entrar em contato com a Central de Atendimento sempre que há suspeita de fraude. A Claro informa ainda dispor de um sistema antifraude, que trabalha preventivamente para os clientes de tecnologia TDMA.

"Em eventuais casos de clonagem, isentamos o cliente dos pagamentos referentes a chamadas originadas por clone e alteramos o número da linha do cliente, sem ônus nenhum para ele", diz a empresa.

Segundo a Telemig Celular, o volume de reclamações sobre clonagem no seu Centro de Relacionamento com Clientes caiu 68% em agosto na comparação com janeiro deste ano. A Telemig Celular afirma ter sistemas de última geração para a rápida identificação de fraudes.

"A empresa reitera que é seu maior interesse evitar que este fato aconteça, porque além do incômodo para o cliente, a operadora é prejudicada, pois arca integralmente com o custo das ligações originadas irregularmente", diz a operadora.

Já a TIM informou que nas regiões onde oferece serviço baseado na tecnologia TDMA/AMPS (na função analógica), "mantém um rígido sistema de acompanhamento para evitar que seus clientes sejam prejudicados pelas ações de clonagem de telefones celulares".

Segundo a empresa, além de oferecer a opção de migração desses usuários para a segurança da tecnologia GSM, quando um caso de clonagem é detectado, o cliente não tem nenhum prejuízo com ligações efetuadas por clonagem.

Leia mais
  • Número de clonagens de celular dispara e preocupa Anatel
  • Tele que resolver problema do consumidor será "campeã", diz Anatel
  • Presidente da Anatel articula permanência no cargo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre clonagem de celular
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página