Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2005 - 09h57

Bolsas européias sobem com recuo nos preços do petróleo

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias operam em alta nesta segunda-feira. Os danos menores que o esperado causados às instalações de produção de petróleo e às refinarias nas regiões dos EUA atingidas pelo furacão Rita aliviaram os investidores.

Às 9h55 (em Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,52% e ia para 5.441 pontos. A Bolsa de Paris tinha alta de 1,58% e operava com 4.547 pontos. A Bolsa de Frankfurt registrava valorização de 1,79% e subia para 4.969 pontos. A Bolsa de Milão tinha ganho de 0,78% e ia para 26.633 pontos e a Bolsa de Madri estava em alta de 0,55% e operava com 10.689 pontos.

Cerca de 16 refinarias no Texas ainda permanecem fechadas e a da empresa Valero Energy, em Port Arthur (Texas), foi a mais atingida --a refinaria produz cerca de 255 mil barris de destilados por dia e a previsão é de que leve duas semanas para voltar a operar.

Mesmo assim, os danos causados à produção tanto de petróleo quanto de gasolina nos EUA foram menores que os causados após a passagem do furacão Katrina. O barril recuou para o patamar de US$ 63 hoje.

Nos mercados de ações europeus, os setores químico e de seguradoras estavam entre os destaques. Os papéis das seguradoras AXA, Munich Re e Swiss Re subiam mais de 2%, enquanto os das alemãs Bayer e Basf subiam cerca de 2,5%.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página