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29/09/2005
-
16h57
da Folha Online
Os bancos justificaram o descumprimento da lei que limitou o tempo de espera nas filas nas agências de São Paulo em seu primeiro dia de vigência com a necessidade de mais tempo para a adaptação à legislação.
Levantamento realizado hoje pela Folha Online em nove agências de diferentes bancos no centro de São Paulo mostrou que só quatro possuíam uma forma de marcar o tempo na fila, pré-condição indispensável para a verificação do cumprimento da lei. Além disso, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú desrespeitaram o limite de 15 minutos nas filas.
Para o diretor de Relações Institucionais da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Mário Sérgio Vasconcelos, os bancos ainda estão se adaptando à legislação apesar de a prefeitura ter dado 120 dias para que as agências planejassem formas de reduzir as filas.
"Haverá um período de ajustes. Às vezes o banco comprou equipamento e o fornecedor não entregou", disse ele sobre os bancos que ainda não estão emitindo senhas ou protocolos para controlar o tempo de espera nas filas. "A orientação da Febraban é de que a lei seja cumprida."
Sobre a Caixa Econômica Federal, que obrigou clientes a voltar em um horário agendado para serviços nos caixas, Vasconcelos afirmou que o banco também está sujeito a multas.
Ele lembrou que os bancos têm feito um enorme investimento em tecnologia para atender os clientes pela internet ou por caixas eletrônicos.
O aumento no número de cliente --segundo ele, de 56 milhões para 74 milhões de correntistas entre 2000 e 2004-- dificulta a meta de melhorar o atendimento.
Ele também afirmou que nesse mesmo período os bancos aumentaram os pontos de atendimento de 59 mil para 100 mil.
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Bancos descumprem lei que limita tempo de espera nas agências em SP
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a Febraban
Bancos dizem passar por "período de ajustes" à nova lei das filas
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Os bancos justificaram o descumprimento da lei que limitou o tempo de espera nas filas nas agências de São Paulo em seu primeiro dia de vigência com a necessidade de mais tempo para a adaptação à legislação.
Levantamento realizado hoje pela Folha Online em nove agências de diferentes bancos no centro de São Paulo mostrou que só quatro possuíam uma forma de marcar o tempo na fila, pré-condição indispensável para a verificação do cumprimento da lei. Além disso, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú desrespeitaram o limite de 15 minutos nas filas.
Para o diretor de Relações Institucionais da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Mário Sérgio Vasconcelos, os bancos ainda estão se adaptando à legislação apesar de a prefeitura ter dado 120 dias para que as agências planejassem formas de reduzir as filas.
"Haverá um período de ajustes. Às vezes o banco comprou equipamento e o fornecedor não entregou", disse ele sobre os bancos que ainda não estão emitindo senhas ou protocolos para controlar o tempo de espera nas filas. "A orientação da Febraban é de que a lei seja cumprida."
Sobre a Caixa Econômica Federal, que obrigou clientes a voltar em um horário agendado para serviços nos caixas, Vasconcelos afirmou que o banco também está sujeito a multas.
Ele lembrou que os bancos têm feito um enorme investimento em tecnologia para atender os clientes pela internet ou por caixas eletrônicos.
O aumento no número de cliente --segundo ele, de 56 milhões para 74 milhões de correntistas entre 2000 e 2004-- dificulta a meta de melhorar o atendimento.
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