Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2000 - 16h41

Baviera já pode contratar peritos estrangeiros em informática

Publicidade

da Deutsche Welle

Estrangeiros especializados em informática podem começar a trabalhar, de imediato, na Baviera.

O governo estadual da União Social-Cristã (CSU) aprovou, em Munique, nesta terça-feira (4), o chamado blue card , como solução mais flexível do que o green card, com que o governo federal da Alemanha quer facilitar a contratação de 10 mil peritos estrangeiros de fora da União Européia pelas empresas alemãs.

A Baviera converteu-se, portanto, no primeiro Estado alemão a encontrar uma solução rápida para a escassez de peritos em informática no mercado alemão.

A iniciativa foi aplaudida não só pelo aliado político federal, a União Democrata Cristã (CDU), mas também por adversários do Partido Social Democrático (SPD), do chanceler federal Gerhard Schröder, e Verdes.

O porta-voz do Partido Verde para política interna, Cem Özdemir, de origem turca, disse que a iniciativa bávara vai ajudar a resolver a curto prazo o problema de escassez de especialistas das empresas.

Seu colega do SPD, Dieter Wiefelpütz, elogiou a iniciativa bávara e destacou que agora pode haver concorrência entre o blue card e o green card para se escolher a solução melhor.

O secretário bávaro do Interior, Günther Beckstein, esclareceu que, ao contrário do plano do governo federal, que só prevê a importação de peritos em informática, o modelo da Baviera permite a contratação de outros profissionais estrangeiros, conforme as necessidades de mão-de-obra especializada das empresas.

O plano federal limita o visto de permanência do perito em computador em cinco anos e durante esse período ele pode mudar de emprego. A permanência prevista no modelo bávaro tem a mesma duração do contrato de trabalho.

O governo da Baviera aprovou também diretrizes para limitar a imigração na Alemanha, mas isso depende de aprovação do Parlamento.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias da Deutsche Welle.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página