Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2000 - 16h51

Venezuela não vai aumentar produção de petróleo

Publicidade

do FolhaNews
em São Paulo

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, declarou nesta terça-feira (04) que o país não irá aumentar a produção de petróleo. Desta forma o país colocou fim às especulações de que poderia seguir o mesmo caminho anunciado nesta segunda pela Arábia Saudita.

O ministro petróleo do país da região do Oriente Médio, Ali-al-Naimi, informou ontem que poderia aumentar a produção do combustível em 500 mil barris por dia, o que reduziria os preços do petróleo cru em 20%.

Recentemente, o presidente venezuelano criticou a pressão que alguns países vinham exercendo, com destaque para os Estados Unidos, para que membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumentassem a produção diária de petróleo.

No último encontro da Opep, em junho, ficou definido que cada país membro aumentaria sua produção em 2,5%. Desta maneira, haveria uma injeção de mais 708 mil barris de combustível por dia em todo o mundo.

O aumento da produção foi considerado insuficiente por analistas no mundo inteiro, que julgavam necessário uma produção extra de mais 1 milhão de barris por dia para que o preço do petróleo caísse para algo em torno de US$ 29 e US$ 22.


Leia também:

Opep pretende discutir produção de petróleo com Arábia

Clique aqui para ler mais sobre economia na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página