Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2005 - 17h30

Após manhã tensa, Bovespa reduz perdas e fecha em leve baixa de 0,37%

Publicidade

da Folha Online

Escândalos financeiros envolvendo uma das maiores corretoras dos EUA, a Refco, geraram tensão nos mercados hoje, principalmente no período da manhã. A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em baixa de 0,37%, aos 29.770 pontos, depois de cair 2,64% ao longo do dia.

A melhora no mercado acionário paulista à tarde foi influenciada pelo desempenho positivo nas Bolsas dos EUA e recuo do risco Brasil --após subir mais de 3% pela manhã.

Nos EUA, depois de caírem um pouco durante o dia, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, fechou em alta de 0,69%, e a Bolsa eletrônica Nasdaq avançou 0,86%.

O risco-país brasileiro tinha baixa de 1,79% no final do dia, para 384 pontos, após ultrapassar os 400 pontos no período da manhã.

O avanço do risco pela manhã foi influenciado por um movimento de realização de lucros em títulos de países emergentes, inclusive do Brasil, após notícias de que uma grande corretora dos EUA, a Refco, estaria encerrando suas operações.

A notícia de irregularidades na gestão da corretora levou os fundos de hedge a sacarem recursos aplicados em mercados emergentes, como o Brasil.

A SEC (Securities and Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) impediu resgates de recursos da Refco Securities e da Refco Clearing LLC por 20 dias.

Outro fator que gerou apreensão nos mercados, segundo analistas, foi o anúncio da saída de Mohamed El-Erian, um dos maiores investidores em mercados emergentes de títulos, da corretora Pimco. Ele vai administrar o fundo da Universidade Harvard (Estados Unidos). El-Erian é conhecido por investir em emergentes em momentos em que alguns investidores pouco acostumados com a extrema volatilidade desses mercados diminuem suas posições.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página