Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 16h10

Bolsas européias sobem, com ganhos em Wall Street e alta do petróleo

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias fecharam em alta nesta segunda-feira, com os ganhos nos papéis do setor petrolífero e com as altas nos índices das Bolsas em Wall Street.

A Bolsa de Londres teve alta de 0,22% e fechou com 5.286 pontos. A Bolsa de Paris registrou 4.489 pontos, fechando com ganho de 0,16%. A Bolsa de Frankfurt subiu 0,07% e ficou com 4.978 pontos. A Bolsa de Milão teve ganho de 0,06% e fechou o dia com 25.539 pontos e a Bolsa de Madri encerrou o dia sem variação, com 10.629 pontos.

Entre os papéis do setor petrolífero, os destaques foram os da British Petroleum, da francesa Total e da holandesa Royal Dutch Shell. O petróleo registra alta hoje, com a formação da tempestade tropical Wilma no Atlântico, dirigindo-se para a região do golfo do México.

Caso a tempestade torne-se um furacão, existe a possibilidade de ele atingir o golfo do México, afetando as instalações petrolíferas da região --o que pode provocar novas altas nos preços da commodity.

As ações da General Motors registravam alta nos EUA, com a notícia de que a empresa chegou a um acordo com o UAW (principal sindicato do setor automobilístico americano) para reduzir seus gastos com seguro-saúde de funcionários. A empresa também considera a idéia de vender uma parcela de seu braço financeiro, a GMAC e a possibilidade de demitir cerca de 25 mil empregados.

Apesar do acordo ter prendido a atenção dos investidores, a GM anunciou um prejuízo de US$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre.

Os papéis da rival européia DaimlerChrysler subiram 1,6%, com a expectativa de que a empresa também chegue a um acordo com os sindicatos do setor europeus para que haja uma redução de gastos com seguro-saúde.

Os papéis do laboratório farmacêutico suíço Roche subiram 1,9%. As preocupações com uma possível proliferação do vírus da gripe do frango aumentam o interesse pelos papéis da empresa por ser ela a fabricante do Tamiflu, o único medicamento considerado efetivo no para tratamento de pessoas que tenham contraído a doença.

As ações da Philips Electronics subiram 2,1% com a alta de 23% no lucro líquido da empresa no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2004, anunciado hoje.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página