Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2005 - 15h05

Roche irá construir unidade nos EUA para produzir remédio contra gripe do frango

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O laboratório suíço Roche Holding anunciou nesta terça-feira que irá construir uma nova fábrica nos EUA para impulsionar a produção do medicamento Tamiflu --único considerado eficaz no combate ao vírus H5N1, que causa a gripe do frango.

"A maior necessidade hoje é a rápida expansão da capacidade de produção [do Tamiflu]", disse o executivo-chefe da divisão farmacêutica da Roche, William Burns. "Além disso, estamos preparados para discutir todas as opções disponíveis, inclusive a concessão de licenciamentos a qualquer governo ou empresa privada que queira produzir o Tamiflu ou colaborar conosco em sua fabricação."

O laboratório informou que já recebeu aprovação do FDA (Food and Drug Administration, agência norte-americana que fiscaliza alimentos e remédios) para a construção da nova fábrica. O local nos EUA onde a nova unidade de produção seria construída não foi revelado. Até meados de 2006, segundo a Roche, a produção do Tamiflu já terá decuplicado, na comparação com 2003.

A Roche descartou a possibilidade de abrir mão da patente do Tamiflu, que está protegida até 2016, mas informou que busca a ajuda de outras empresas para acelerar a produção do medicamento devido ao forte crescimento da demanda.

O senador americano Charles Schumer disse hoje que pretende contatar a Roche para obter licenças para que cinco empresas americanas possam produzir o medicamento em até 30 dias --se a Roche resistir, Schumer disse que pretende introduzir legislação para forçar a obtenção da licença.

A empresa farmacêutica indiana Cipla informou hoje que pretende pedir permissão ao laboratório suíço para produzir o Tamiflu. "Iremos pedir uma licença à Roche", disse o diretor de operações conjuntas da Cipla, Amar Lulla. A Cipla havia anunciado na semana passada que pretende lançar no mercado no início de 2006 uma versão genérica do Tamiflu.

O porta-voz da Roche, Daniel Piller, disse que a empresa ainda tem de receber um pedido da Cipla. "Se recebermos um pedido, estaremos abertos à discussão." O chefe da divisão de pesquisas sobre a gripe da Roche, David Reddy, disse que a empresa irá receber bem todos os pedidos para produzir o Tamiflu sob licença e avisou a empresas que pretendem quebrar a patente do medicamento que as pesquisas para desenvolver um fármaco similar podem levar dois anos.

A produção do Tamiflu envolve unidades em 13 países, mas suas localizações exatas são mantidas em segredo por razões de segurança.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página