Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 14h36

IBGE reduz previsão da safra para este ano de novo

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje uma previsão ainda menor para a safra deste ano. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a produção total de grãos deverá ficar em 112,936 milhões de toneladas, um resultado 5,39% inferior ao da safra do ano passado, que havia somado 119,370 milhões de toneladas.

A estimativa de setembro divulgada hoje pelo instituto é 0,17% inferior à previsão de agosto, de 113,31 milhões de toneladas. Segundo o IBGE, como a colheita da maioria dos produtos já foi encerrada, restará nos próximos levantamentos acompanhar os produtos de inverno, com destaque para o trigo. Outros produtos que ainda podem trazer novas informações são cevada, centeio, aveia e triticale.

No levantamento de setembro, destacaram-se as variações nas estimativas de produção de quatro produtos: caroço de algodão herbáceo (-1,40%), feijão em grão segunda safra (-1,87%), feijão em grão terceira safra (2,22%) e trigo em grão (-2,00%).

A queda de 2% na produção de trigo pode ser atribuída ao desempenho do Estado do Paraná, que teve queda de 4,7% na produção prevista e de 3% na produtividade em razão do excesso de chuvas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre previsão de safra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página