Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 15h02

Rússia precisa combater a corrupção, diz Banco Mundial

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Rússia precisa combater a corrupção crescente no país e melhorar o funcionamento de seu sistema judiciário, disse nesta quinta-feira o presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz.

"Há muitos desafios ainda por aqui e a corrupção está no topo da lista e, infelizmente, parece estar crescendo, não diminuindo", disse Wolfowitz após uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em sua primeira visita ao país como presidente do banco.

No mês passado, Wolfowitz disse que o Banco Mundial irá promover medidas anti-corrupção, boas práticas contábeis e regras de governança, educação, saúde, infra-estrutura e agricultura.

"Não somos nós que iremos dar vontade política para lidar com esses problemas. Isso depende do governo do país em todos os seus níveis", disse o presidente do banco. "Espero que a vontade política possa ser criada, ou o país terá de pagar o preço."

O relatório deste ano da ONG (organização não-governamental) Transparência Internacional classificou a Rússia em 126° lugar, junto a países como Serra Leoa, Níger e Albânia. Em 2004, a Rússia havia ficado em 90° lugar.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página