Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 16h15

Roche alerta países contra produção de remédio para tratamento da gripe aviária

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O laboratório farmacêutico suíço Roche Holding alertou nesta segunda-feira contra países que querem produzir por conta própria versões genéricas do Tamiflu --único medicamento considerado eficaz no tratamento de pessoas infectadas com o vírus da gripe aviária.

A Roche já havia anunciado que descarta abrir mão da patente do Tamiflu, protegida até 2016. Os pedidos pelo medicamento, no entanto, dispararam devido ao surgimento de focos de gripe aviária em alguns países da Europa, sem contar na pressão para aumentar a produção e permitir que outros laboratórios também o produzam.

"É necessário conhecimento especial, experiência especial para produzir esse medicamento", disse a porta-voz da Roche, Martina Rupp. "Como estamos fazendo esse remédio há 10 anos, o melhor para os países [que pedem o Tamiflu] seria negociar conosco."

O Tamiflu é considerado eficiente, mas ainda não há uma vacina para combater a cepa H5N1 do vírus da gripe aviária, considerado mais perigoso para. Cientistas dizem que o Tamiflu pode ajudar a evitar que o vírus sofra mutação, de modo a ser transmissível entre pessoas --o vírus atualmente só passa de aves para humanos.

O governo indiano anunciou hoje que irá considerar se vai se valer de uma lei especial para permitir que laboratórios farmacêuticos do país possam copiar o Tamiflu sem a licença da Roche. A indiana Cipla --que informou ter desenvolvido uma versão genérica do Tamiflu-- pressiona o governo para aprovar a lei, embora tenha feito pedido de licença para produzir o remédio.

Um funcionário do governo de Taiwan também disse que ainda não tem planos para produzir o Tamiflu por não ter recebido ainda permissão da Roche.

Rupp disse que a empresa "quer discutir com qualquer um que puder produzir quantidade suficiente do medicamento. "No momento estamos no período de avaliações. Temos recebido pedidos de muitos interessados. Muitos podem estar em posição de produzir."

A gripe aviária já matou mais de 60 pessoas desde 2003, todas na Ásia. A maioria dos casos estão ligados a pessoas que tiveram contato com aves contaminadas.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página