Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2005 - 11h39

Bolsas: Européias caem com feriado nos EUA e dados econômicos

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias operam em queda nesta quinta-feira, com a queda na confiança dos empresários na economia da Alemanha e com os resultados fracos no setor bancário. O feriado do Dia da Ação de Graças nos EUA também afeta os negócios na Europa, que operam com menor volume hoje.

Às 11h36 (em Brasília), a Bolsa de Londres operava em baixa de 0,48%, com 5.504 pontos. A Bolsa de Paris tinha recuo de 0,54% e caía para 4.583 pontos. A Bolsa de Frankfurt estava em queda de 0,32%, com 5.179 pontos. A Bolsa de Madri tinha perda de 0,14%, operando com 10.612 pontos, e a Bolsa de Milão registrava desvalorização de 0,18%, caindo para 26.044 pontos.

A preocupação dos investidores europeus com uma possível alta de juros na próxima reunião do BCE (Banco Central Europeu) também afeta o movimento dos negócios. O presidente do BCE disse hoje que "já é hora" de se começar a avaliar uma alta nos juros do banco --em 2% ao ano há mais de dois anos.

Uma alta de juros, no entanto, teria o efeito de comprimir os investimentos, afetando os custos do crédito e complicando ainda mais o lento processo de recuperação das economias européias.

O índice de confiança na economia alemã caiu em novembro, mas, apesar do fraco desempenho do mercado doméstico do país, as exportações devem continuar a impulsionar a recuperação da economia, segundo o presidente do instituto Ifo (responsável pela pesquisa), Hans-Werner Sinn.

Os papéis do banco francês BNP Paribas registrou perdas, chegando a recuar 1,2%. O britânico HBOS também registrou perdas, com os boatos de que deve fazer uma oferta por um banco australiano.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página