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30/11/2005 - 09h41

Kaiser desiste e Schin passa a dominar o Carnaval em 2006

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ADRIANA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Foi a Schincariol que conseguiu fechar o pacote de mídia para o Carnaval de 2006 com a Rede Globo, apurou a Folha. Há cerca de três semanas venceu o prazo que dava à concorrente Kaiser, a até então "dona" do horário, o direito de renovação imediata do acordo com a TV carioca. Como estava havia dois anos à frente na lista de anunciantes interessados no pacote, o grupo Schin foi consultado pela direção da rede após a desistência da Kaiser. Pela primeira vez, será a cerveja das vinhetas e chamadas do Carnaval da Globo.

Com o acordo da Schin, a cervejaria AmBev, a maior do país, não poderá ter as suas marcas nos comerciais durante o intervalo dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. O grupo (com 68,6% das vendas de cerveja no país) é dono da Skol, da Antarctica e da Bohemia, mas foca as ações do Carnaval principalmente no nome Brahma. Durante a apresentação das escolas de samba no Rio e em São Paulo, os concorrentes da Schin não podem aparecer no vídeo.

Além disso, só poderá ser vendida a cerveja Nova Schin no sambódromo do Rio em 2006, após renovação de acordo da empresa com a Liga das Escolas do Rio. Últimos dados de outubro da consultoria ACNielsen mostram que o grupo Schin tem 12,8% do mercado de cervejas. O pico aconteceu em dezembro de 2003, quando a taxa atingiu 15,2%.

"Com todas as ações no Carnaval, a meta é fortalecer mais a marca. Mostrar que ela tem musculatura para se manter competitiva no mercado", diz Luiz Cláudio Taya de Araújo, diretor de marketing da Schin.

Até o momento, só era público que a RedeTV! e a Bandeirantes haviam renovado os acordos de transmissão do Carnaval tendo como principal patrocinadora a cervejaria da família Schincariol --alvo de uma ação da Polícia Federal e da Receita Federal neste ano, que investigavam a hipótese de crime fiscal na empresa. O Carnaval de Salvador, transmitido pela Band, e o desfile do "Galo da Madrugada", no Recife, pertencem agora também à Schin. Parte do capital a ser investido nessas ações sairá do orçamento de mídia da empresa de 2005, que soma R$ 280 milhões.

Está aberta a possibilidade de que o novo slogan ("De cabeça no verão") que está sendo "testado" discretamente pela Schin hoje --está nas ruas há cerca de quinze dias-- seja utilizado no Carnaval. Mas não há certezas ainda se ele fica, diz o diretor de marketing.

Para a AmBev, haverá a possibilidade de a companhia renovar a parceria com a rede Record, apurou a Folha. A TV paulista mostrou os bastidores do Carnaval do Rio em um miniestúdio montado no camarote da Brahma em 2005.

A cervejaria informou ontem que ainda não definiu sua ação de marketing para o Carnaval. Na prática, para 2006, parte das atenções da companhia estão focadas na campanha de mídia da Copa do Mundo --duas cotas foram compradas na TV Globo pela empresa-- e do Campeonato Brasileiro. A empresa utilizará uma cota para o anúncio de cerveja e outra cota será dividida entre refrigerante e cerveja.

Kaiser

Sem o patrocínio do Carnaval, a Kaiser decidiu tomar um outro rumo para as campanhas de exposição da marca no verão. "Esse pacote da Globo em fevereiro é interessante e não há dúvida disso", diz Marcelo Toledo, diretor de marketing da Kaiser, empresa que passou a comprar as cotas do Carnaval da Globo após a desistência da Brahma, em 2001.

"Mas optamos por um novo caminho: colocar nossas campanhas em comerciais de 30 segundos, que para nossa estratégia atual faz mais sentido. Isso porque venderá uma imagem de Kaiser dentro de um contexto, de uma história", diz ele. "As vinhetas têm três, cinco segundos no máximo, e não dá para fazer isso."

A Kaiser, controlada pela canadense Molson, tem sido alvo de rumores a respeito de sua venda para estrangeiros. A Molson já admitiu "avaliar o futuro de suas operações no Brasil e uma série de opções estratégicas para o futuro desses negócios". Segundo especialistas do mercado, estão interessados na Kaiser a mexicana Femsa e a holandesa Heineken.

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