Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2005 - 20h26

Fundação ainda quer ex-advogado do Aerus na Varig

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Fundação Ruben Berta, que detém 87% do controle da Varig, ainda não desistiu de contar com Sérgio Tostes no conselho de administração da companhia. Ele era advogado do fundo de pensão Aerus, o maior credor privado da Varig.

No entanto, o Aerus decidiu substituir o advogado após a Fundação convidá-lo na semana passada para assumir a presidência do conselho. Ele entraria no lugar de Humberto Rodrigues Filho, nomeado para o cargo depois do afastamento de David Zylbersztajn.

O presidente do Aerus, Odilon Junqueira, foi contra a nomeação de Tostes, que, segundo ele, precisaria do apoio de todos os credores. No entanto, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) votou contra a proposta.

Tostes disse que o rompimento do contrato com o Aerus foi "de mútuo acordo" com o fundo de pensão. "O clima é de cordialidade entre as partes."

O Aerus, entretanto, teria se irritado com o fato do advogado decidir analisar o convite da Fundação, apesar da oposição do fundo de pensão.

Na semana passada, ao justificar a posição do Aerus, Junqueira disse que não adiantava nomear um único representante dos credores para o conselho da Varig.

Segundo ele, os credores precisam ser maioria no conselho para mudar as diretrizes da administração da Varig.

Recuperação

A nova administração da Varig passou o dia reunida com representantes de credores. Segundo a companhia, os credores estão colaborando com o plano de recuperação judicial, que será votado em assembléia no dia 13 de dezembro.

Além disso, a nova administração continua procurando investidores para a segunda etapa do processo de recuperação, que inclui a venda da própria Varig.

A estatal aérea portuguesa TAP, que participou da primeira fase do plano, deve se reunir na próxima semana com representantes da Varig.

Na primeira fase, por meio da sociedade Aero-LB, a TAP comprou a VarigLog (cargas) e VEM (manutenção) por US$ 62 milhões. Os dois ativos ainda estão sendo avaliados e novos investidores podem fazer uma oferta maior que a TAP.

Especial
  • Leia mais sobre a recuperação judicial da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página