Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2005 - 11h30

Bovespa mantém alta após recorde do dia anterior

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou os negócios estável mas já sobe 0,76% nesta manhã, depois de fechar ontem com ganhos de 2,19% e atingir o recorde de 32.617 pontos.

O quadro externo positivo, a queda do risco Brasil e a perspectiva de uma redução mais acentuada nos juros básicos da economia brasileira contribuem com o otimismo do mercado.

Segundo analistas, o cenário de crescimento econômico sem inflação nos EUA diminuiu as expectativas em torno dos juros norte-americanos e contagiou o mercado global. Dados divulgados nesta semana pelo governo norte-americano mostram que a economia daquele país cresceu 4,3% (dado anualizado) no terceiro trimestre, maior resultado em mais de um ano.

Por outro lado, um indicador de inflação ao consumidor dos EUA mostrou variação de apenas 0,1% em outubro --excluindo energia e alimentos--, abaixo do 0,2% esperado pelo mercado.

Para Gustavo Alcântara, da Mercatto Gestões, o cenário positivo nos EUA colabora com a queda do risco Brasil, já que diminui a aversão ao risco no mundo.

"O excelente desempenho da economia dos EUA traça um cenário benéfico global", afirmou.

O risco-país brasileiro fechou ontem a 330 pontos, menor nível da história do índice, que é calculado desde abril de 1994 pelo JP Morgan. Hoje, cai três pontos, para 327 pontos.

O indicador é uma espécie de termômetro da confiança dos estrangeiros na capacidade de o Brasil honrar suas dívidas. Quando ele cai, sinaliza que a confiança está em alta.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página