Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 13h09

Bovespa acentua queda e dólar registra alta de 0,09%

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Valores de São Paulo acentuou a queda durante os negócios desta tarde. Às 13h06, o Ibovespa (índice da Bolsa de Valores de São Paulo) registrava baixa de 0,55%, aos 33.039 pontos.

Por outro lado, o dólar comercial inverteu a tendência e apresentava, no mesmo horário, alta de 0,09%, vendido a R$ 2,1790. A mudança ocorreu durante o leilão de "swap cambial reverso", operação que tem o efeito de uma compra de dólares no mercado futuro, que ocorreu entre 12h às 13h.

A abertura das Bolsas americanas em baixa no início da tarde foi, segundo analistas, responsável pela acentuação da queda.

Os negócios na Bovespa seguem um movimento considerado "normal" de ajustes. Ontem, o Ibovespa subiu 1,6% e registrou recorde ao fechar com 33.223 pontos.
"Como a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) ocorre só na próxima quarta-feira, ficamos ao sabor do noticiário internacional", afirma Luiz Antonio Vargas Neto, da Planner.

Carlos Henrique de Abreu, da corretora Socopa, também aponta a expectativa em relação aos rumos que o Copom vai dar aos juros na reunião do Copom da próxima quarta-feira.

"Existe um clima de expectativa e, pelo que se viu ontem com o [Henrique] Meirelles e a entrevista do Lula hoje, o BC não vai se deixar levar pela queda do PIB para acelerar a queda dos juros", afirma.

O risco-país brasileiro --espécie de termômetro da confiança dos estrangeiros na capacidade de o Brasil honrar suas dívidas-- registra estabilidade, aos 316 pontos, se mantendo no menor nível da história do índice, calculado desde abril de 1994 pelo JP Morgan.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página