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07/12/2005 - 15h15

Com dólar baixo, empresas direcionam investimentos para mercado interno

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FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A desvalorização do dólar alterou o foco dos investimentos programados pela indústria paulista para 2006. Em vez de ampliar as exportações, a maioria das empresas quer agora investir para ganhar mercado interno, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

De acordo com o levantamento, 81% das empresas farão algum tipo de investimento em 2006. Desse total, 33% têm planos de ampliar a participação no mercado interno.

Outras 21% querem defender a participação atual no mercado doméstico. Só 15% dos investimentos terão por objetivo a elevação da participação no mercado externo.

O presidente do Ciesp, Claudio Vaz, disse que a mudança do perfil do investimento é resultado da desvalorização do dólar, que reduziu a lucratividade das exportações.

"Há claramente uma reciclagem do foco do investimento, pois o mercado externo já não remunera mais como antes", afirmou.

Pelas projeções de 55% dos empresários paulistas, o dólar deverá terminar o ano cotado entre R$ 2,20 e R$ 2,40. Entre esse público, 35% terão prejuízo nas exportações com o dólar nesse patamar.

Outro dado preocupante da pesquisa é que só 37% dos empresários paulistas pretendem ampliar as compras de máquinas e equipamentos em 2006. Outros 14% vão diminuir as encomendas. Para 49%, as compras ficarão inalteradas.

Entre os que vão investir na compra de máquinas, 77% terão por objetivo a ampliação da produção e 23% farão reposição dos equipamentos já instalados.

A pesquisa do Ciesp mostrou que a incerteza em relação à demanda (85%) e a escassez de recursos próprios (27%) são os fatores mais citados como empecilhos para a realização dos investimentos programados para 2006.

O levantamento foi feito em novembro com 712 indústrias do Estado de São Paulo. Desse total, 71% são micro e pequenas empresas, 24% de médio porte e 5% são grandes (500 empregados ou mais).

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