Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 15h20

Microsoft irá investir US$ 1,7 bi na Índia nos próximos quatro anos

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O presidente da gigante norte-americana da produção de software Microsoft, Bill Gates, disse nesta quarta-feira que a empresa irá investir US$ 1,7 bilhão na Índia nos próximos quatro anos.

A maior parte do investimento será destinado ao avanço das capacidades de pesquisa e desenvolvimento da empresa, segundo Gates. "Essa quantia será alocada em quatro áreas selecionadas nos próximos quatro anos, em linha com a visão estratégica da Microsoft para a Índia."

O ministro indiano de Tecnologia da Informação, Dayanidhi Maran, disse que os investimentos são "um indicador do valor que a Microsoft dá às suas atividades de pesquisa e desenvolvimento no país". Analistas do setor esperavam que a viagem de Gates à Índia tivesse a intenção de fazer um grande anúncio. Gates também informou que a Microsoft irá criar 3.000 empregos no país nos próximos três ou quatro anos.

"Já temos 4.000 profissionais na Índia hoje e vamos aumentar esse número para 7.000 nos próximos três ou quatro anos", disse Gates.

Neste ano, a Microsoft abriu um centro de pesquisa na cidade de Hyderabad (sul), o quarto da empresa no exterior. Em janeiro deve ser aberto um centro de inovação em Bangalore (também no sul, cidade que concentra a maior parte da indústria de tecnologia da Índia).

Linux

A visita do presidente da Microsoft acontece no momento em que muitas empresas indianas se voltam à utilização de sistemas operacionais de código aberto, particularmente o Linux, como alternativas mais baratas que o Windows.

Sistemas de código aberto permitem aos usuários copiar distribuir e modificar o código e são mais baratos na comparação com sistemas proprietários, como o Windows. Pesquisa realizada pela revista do setor de informática "Network Magazine" em junho mostra que quase 40% das empresas indianas usam o sistema Linux (a pesquisa consultou 340 empresas indianas).

A Microsoft, no entanto, diz que sua participação no mercado de sistemas operacionais cresceu de 57% no início de 2004 para 65% neste ano.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página