Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 18h43

Bovespa recua 1,40% com realização de lucros e dúvidas sobre juros

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Valores de São Paulo encerrou os negócios desta quarta-feira com queda de 1,40%, aos 32.756 pontos. O volume financeiro negociado na Bovespa somou R$ 1,876 bilhões.

Segundo analistas, o Ibovespa (índice da Bolsa de Valores de São Paulo) sofreu um movimento de ajustes e de realização de lucros, ao mesmo tempo que os investidores ficaram menos otimistas acerca dos rumos dos juros no Brasil e nos Estados Unidos na próxima semana.

O risco-país brasileiro --espécie de termômetro da confiança dos estrangeiros na capacidade de o Brasil honrar suas dívidas-- registrou alta de 0,32%, aos 317 pontos.

Segundo analistas, os investidores trocaram o recente entusiasmo pela expectativa de fim de ciclo de alta de juros nos Estados Unidos pela cautela. O motivo foi a declaração do presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano), Alan Greenspan, sobre a neutralidade dos juros, que não foi bem recebida.

Greenspan disse que "é impossível saber com algum grau de certeza quando as taxas de juros alcançaram a neutralidade, do ponto onde elas nem precisem desaquecer ou estimular toda a atividade econômica". O presidente do Fed respondeu a uma série de respostas escritas feitas no Comitê Econômico do Congresso.

O Fed aumentou as taxas de juros por 12 vezes desde 2004. Atualmente os juros estão em 4% ao ano, a maior taxa em quatro anos.

O próximo encontro do BC americano ocorre no dia 13 de dezembro, um dia antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decidirá sobre os juros no Brasil.

Carlos Henrique de Abreu, da corretora Socopa, afirma que, para os investidores, o BC não vai aumentar o ritmo do corte dos juros.

Segundo ele, grande parte dos analistas espera por um corte na Selic que não passe de 0,5 ponto percentual.

"Pelo que se viu ontem com o [Henrique] Meirelles e a entrevista do Lula hoje, o BC não vai se deixar levar pela queda do PIB [no terceiro trimestre] para acelerar a queda dos juros", afirma.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página