Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2005 - 18h01

Risco Brasil cai para 311 pontos com pagamento do Brasil ao FMI

Publicidade

da Folha Online

O risco-país brasileiro acentuou a queda com a notícia de que o Brasil vai antecipar o pagamento de suas dívidas com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Às 18h, o indicador caía 1,58%, para 311 pontos --menor nível da história do índice, calculado desde abril de 1994 pelo JP Morgan. O risco-país é uma espécie de termômetro da capacidade de o Brasil honrar suas dívidas. Quando ele cai sinaliza que a confiança dos estrangeiros no país está em alta.

Para João Marcus Marinho Nunes, economista-chefe da Ágora Senior, a decisão do governo brasileiro de quitar suas dívidas com o FMI melhora a imagem do país no exterior e pode "baratear" os custos das captações lá fora.

"Pela primeira vez o Brasil liquida a dívida com o Fundo. É uma propaganda positiva da imagem do Brasil perante o investidor externo", avalia.

O governo brasileiro anunciou hoje que vai antecipar para o final de 2005 o pagamento de US$ 15,5 bilhões em dívidas com o FMI (Fundo Monetário Internacional) que venceriam até o final de 2007. Segundo a assessoria de imprensa do Banco Central, esse dinheiro será suficiente para pagar todas as dívidas do país com o Fundo.

Leia mais
  • Brasil antecipa pagamento de US$ 15,5 bi para quitar dívidas com FMI

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o risco-país brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página