Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2005 - 16h17

Vendas a prazo crescem 5% neste ano em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito, termômetro das vendas a prazo, tiveram um crescimento de 5% neste ano, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Já as consultas ao UseCheque, consideradas um indicador do volume de vendas à vista, registraram aumento de 3,5% sobre 2004.

Apesar do crescimento, a ACSP lembra que as vendas tiveram um resultado melhor no primeiro semestre deste ano do que no segundo. Nos primeiros seis meses de 2005, o crescimento das consultas ao SCPC havia sido de 6,3%. Já no segundo semestre, a alta foi de apenas 3,9%.

Segundo o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, os números mostram que 2005 começou bom para o varejo, mas houve uma forte desaceleração no segundo semestre que resultou em um movimento abaixo do esperado no fim do ano.

A associação acredita que a crise política possa ter sido responsável pela desaceleração das vendas nos últimos seis meses, assim como a política "excessivamente cautelosa" do Banco Central, com a manutenção das altas taxas de juros por um "longo período".

Afif prevê um crescimento de 3% a 3,5% para o comércio no próximo ano. Caso o BC continue a baixar os juros, ele acredita que a expansão possa alcançar entre 4% e 4,5%.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ACSP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página