Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2006 - 16h28

Quase dois terços dos aposentados ainda não fizeram recadastramento

Publicidade

da Folha Online

Apenas 870 mil dos 2,4 milhões de aposentados que devem fazer seu recadastramento na primeira etapa do censo do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) já cumpriram sua obrigação.

Em entrevista à Radiobrás, o diretor de Benefícios do Ministério da Previdência, Benedito Brunca, afirmou que dos 960 mil beneficiários que deveriam se recadastrar até o final de dezembro, apenas 500 mil já compareceram ao banco onde é depositado o benefício para garantir a continuidade de seu recebimento.

A Previdência esperava encerrar o recadastramento desses 960 mil no mês passado, mas decidiu prorrogar o prazo para até 24 de fevereiro devido à baixa adesão.

Brunca lembrou que, entre esses 960 mil, aqueles que não fizerem o recadastramento já poderão ter o benefício suspenso a partir de março --o pagamento deste mês acontece no início de abril. Para voltar a recebê-lo, o aposentado deverá comparecer a uma agência da Previdência e levar um documento de identidade.

Ele lembrou que esses aposentados receberam avisos para o recadastramento nos caixas eletrônicos dos bancos em outubro, novembro e dezembro.

Neste mês, a Previdência deverá enviar às residências dessas pessoas cartas em que avisará sobre a necessidade de participar do censo. Em fevereiro, serão publicados editais de convocação com os nomes das pessoas que não participaram.

Nessa primeira etapa do recadastramento foram incluídos 2,5 milhões de beneficiários da Previdência. Até o final deste ano o governo pretende recadastrar mais 13 milhões de pessoas.

O objetivo do censo é identificar e cancelar benefícios fraudulentos --em tese, aqueles que recebem dinheiro irregularmente do INSS não terão condições de manter o benefício após o recadastramento.

Brunca informou que os avisos para outros 13 milhões de pessoas incluídas na segunda fase de convocação vão começar a ser feitos no início de fevereiro de forma que o início do recadastramento aconteça em março.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre recadastramento dos aposentados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página