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05/01/2006
-
08h23
da Folha Online
A fabricante americana de automóveis General Motors informou nesta quinta-feira um crescimento de 35,2% em suas vendas na China em 2005, chegando ao total recorde de 665.390 unidades vendidas. A sul-coreana Hyundai Motor e a japonesa Honda Motor também registraram crescimento de vendas no país no ano passado.
Já a alemã Volkswagen, que chegou a ter a liderança no mercado chinês, registrou queda nas vendas na China.
Segundo a GM, a popularidade do modelo Excelle, da marca Buick no país foi o fator que impulsionou as vendas. A empresa tenta fazer crescer sua participação no mercado chinês para compensar a queda que sofre no mercado dos EUA. Foram vendidas 105 mil unidades do veículo em setembro, segundo dados da Associação da Indústria Automobilística da China.
As vendas dos carros das marcas Chevrolet e Cadillac também tiveram resultados positivos, segundo a GM.
A Hyundai registrou a venda de 233.668 carros no ano passado na China, um crescimento de 62% na comparação com 2004, segundo o porta-voz da empresa, Sun Zhenjie. O crescimento se deu principalmente pelo desempenho das vendas do modelo Elantra, principal carro das frotas de táxis em Pequim.
A Hyundai informou que pretende impulsionar as vendas e a produção na China em cerca de 30% neste ano, para 300 mil unidades. Segundo Zhenjie, a meta para 2008 é chegar à produção de 600 mil unidades em 2008.
A Honda Motor anunciou o crescimento de 19,1% nas vendas em 2005, chegando a 255.500 unidades, segundo o gerente de relações públicas da empresa, Masaya Nagai. A produção da Honda na China no ano passado subiu 24,4%, para 266.500 unidades, segundo Nagai.
A meta da Honda é elevar suas vendas na China em 38% neste ano, para 353 mil unidades e a produção em 41%, para 375 mil unidades.
A Volkswagen, que já deteve mais da metade do mercado na China, registrou queda nas vendas pelo segundo ano seguido em 2005. As vendas anuais em sua joint venture em Xangai caíram para 287 mil unidades.
Em sua outra joint venture no país, a China Volkswagen Automotive, teve ligeira alta de 3,2%, com a venda de 277.306 mil unidades.
A participação de mercado da Volks caiu para cerca de 18%, contra os 50% que deteve nos anos 90. A empresa tentou recuperar o terreno perdido através de cortes de preços e anunciou planos de introduzir até 12 novos modelos no mercado chinês até 2009, além re cortar custos e investir em serviços.
A GM abriu também uma segunda fábrica em Xangai no ano passado e acrescentou três novos modelos Chevrolet, o Sail, o Epica e o Aveo. Com o avanço nas vendas, a empresa passou a deter cerca de 11,2% de participação no mercado chinês, contra os 9,4% que detinha em 2003.
"A GM se beneficiou de um número sem precedentes de produtos novos e atualizados que foram introduzidos [na China] bem como de uma variedade maior de marcas", disse o presidente e diretor da GM China Group, Kevin Wale, em um comunicado.
No terceiro trimestre do ano passado, a GM teve lucro de US$ 176 milhões na Ásia, enquanto na América do Norte registrou prejuízo de US$ 1,6 bilhão.
Com agências internacionais
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a General Motors
Leia o que já foi publicado sobre a Honda Motor
Leia o que já foi publicado sobre a Hyundai Motor
GM, Honda e Hyundai registram crescimento de vendas na China
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A fabricante americana de automóveis General Motors informou nesta quinta-feira um crescimento de 35,2% em suas vendas na China em 2005, chegando ao total recorde de 665.390 unidades vendidas. A sul-coreana Hyundai Motor e a japonesa Honda Motor também registraram crescimento de vendas no país no ano passado.
Já a alemã Volkswagen, que chegou a ter a liderança no mercado chinês, registrou queda nas vendas na China.
Segundo a GM, a popularidade do modelo Excelle, da marca Buick no país foi o fator que impulsionou as vendas. A empresa tenta fazer crescer sua participação no mercado chinês para compensar a queda que sofre no mercado dos EUA. Foram vendidas 105 mil unidades do veículo em setembro, segundo dados da Associação da Indústria Automobilística da China.
As vendas dos carros das marcas Chevrolet e Cadillac também tiveram resultados positivos, segundo a GM.
A Hyundai registrou a venda de 233.668 carros no ano passado na China, um crescimento de 62% na comparação com 2004, segundo o porta-voz da empresa, Sun Zhenjie. O crescimento se deu principalmente pelo desempenho das vendas do modelo Elantra, principal carro das frotas de táxis em Pequim.
A Hyundai informou que pretende impulsionar as vendas e a produção na China em cerca de 30% neste ano, para 300 mil unidades. Segundo Zhenjie, a meta para 2008 é chegar à produção de 600 mil unidades em 2008.
A Honda Motor anunciou o crescimento de 19,1% nas vendas em 2005, chegando a 255.500 unidades, segundo o gerente de relações públicas da empresa, Masaya Nagai. A produção da Honda na China no ano passado subiu 24,4%, para 266.500 unidades, segundo Nagai.
A meta da Honda é elevar suas vendas na China em 38% neste ano, para 353 mil unidades e a produção em 41%, para 375 mil unidades.
A Volkswagen, que já deteve mais da metade do mercado na China, registrou queda nas vendas pelo segundo ano seguido em 2005. As vendas anuais em sua joint venture em Xangai caíram para 287 mil unidades.
Em sua outra joint venture no país, a China Volkswagen Automotive, teve ligeira alta de 3,2%, com a venda de 277.306 mil unidades.
A participação de mercado da Volks caiu para cerca de 18%, contra os 50% que deteve nos anos 90. A empresa tentou recuperar o terreno perdido através de cortes de preços e anunciou planos de introduzir até 12 novos modelos no mercado chinês até 2009, além re cortar custos e investir em serviços.
A GM abriu também uma segunda fábrica em Xangai no ano passado e acrescentou três novos modelos Chevrolet, o Sail, o Epica e o Aveo. Com o avanço nas vendas, a empresa passou a deter cerca de 11,2% de participação no mercado chinês, contra os 9,4% que detinha em 2003.
"A GM se beneficiou de um número sem precedentes de produtos novos e atualizados que foram introduzidos [na China] bem como de uma variedade maior de marcas", disse o presidente e diretor da GM China Group, Kevin Wale, em um comunicado.
No terceiro trimestre do ano passado, a GM teve lucro de US$ 176 milhões na Ásia, enquanto na América do Norte registrou prejuízo de US$ 1,6 bilhão.
Com agências internacionais
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