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13/01/2006
-
18h25
da Folha Online
A estatal aérea portuguesa TAP voltou a sinalizar que tem interesse em adquirir parte das ações da Varig, que está em recuperação judicial. O diretor-financeiro da TAP, Michael Conolly, disse hoje que a estatal apresentou uma proposta para entrar no capital da Varig em conjunto com um grupo de investidores. Ele não disse quem integra esse grupo.
Pela proposta, o grupo compraria a frota de 75 aeronaves da Varig das empresas de leasing e devolveria os aviões para a companhia brasileira. Em troca, o grupo de investidores --liderado pela TAP-- ficaria com uma parte da Varig.
Conolly afirmou que as aeronaves equivalem de 80% ou 90% do valor da Varig. Mas ele não especificou qual será a fatia do grupo de investidores dentro do capital da Varig após a realização de uma operação desse tipo. A TAP, sozinha, ficaria com 20% do controle da Varig.
"Para que o plano de reestruturação da Varig dê certo, a empresa precisa ser dona de seus aviões", disse Conolly. "A idéia é que a TAP tenha 20% da Varig."
A proposta da TAP precisa ser aprovada ainda pelos credores da Varig. A companhia tem até o dia 25 para apresentar para a Justiça o detalhamento financeiro do plano, que precisa ser aprovado em assembléia pelos credores até o dia 31.
Para reforçar os benefícios da proposta, Conolly lembrou que a Varig precisou vender duas subsidiárias --VarigLog (cargas) e VEM (manutenção)-- para pagar as dívidas com empresas de leasing e evitar o arresto de 40 aviões. A VEM ficou com a TAP, por US$ 24 milhões. A VarigLog --comprada pela TAP por US$ 38 milhões-- foi revendida para o fundo americano Matlin Patterson por US$ 48,2 milhões.
Com agências internacionais
Especial
Leia mais sobre a recuperação judicial da Varig
TAP quer comprar Varig com aviões das empresas de leasing
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A estatal aérea portuguesa TAP voltou a sinalizar que tem interesse em adquirir parte das ações da Varig, que está em recuperação judicial. O diretor-financeiro da TAP, Michael Conolly, disse hoje que a estatal apresentou uma proposta para entrar no capital da Varig em conjunto com um grupo de investidores. Ele não disse quem integra esse grupo.
Pela proposta, o grupo compraria a frota de 75 aeronaves da Varig das empresas de leasing e devolveria os aviões para a companhia brasileira. Em troca, o grupo de investidores --liderado pela TAP-- ficaria com uma parte da Varig.
Conolly afirmou que as aeronaves equivalem de 80% ou 90% do valor da Varig. Mas ele não especificou qual será a fatia do grupo de investidores dentro do capital da Varig após a realização de uma operação desse tipo. A TAP, sozinha, ficaria com 20% do controle da Varig.
"Para que o plano de reestruturação da Varig dê certo, a empresa precisa ser dona de seus aviões", disse Conolly. "A idéia é que a TAP tenha 20% da Varig."
A proposta da TAP precisa ser aprovada ainda pelos credores da Varig. A companhia tem até o dia 25 para apresentar para a Justiça o detalhamento financeiro do plano, que precisa ser aprovado em assembléia pelos credores até o dia 31.
Para reforçar os benefícios da proposta, Conolly lembrou que a Varig precisou vender duas subsidiárias --VarigLog (cargas) e VEM (manutenção)-- para pagar as dívidas com empresas de leasing e evitar o arresto de 40 aviões. A VEM ficou com a TAP, por US$ 24 milhões. A VarigLog --comprada pela TAP por US$ 38 milhões-- foi revendida para o fundo americano Matlin Patterson por US$ 48,2 milhões.
Com agências internacionais
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