Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 15h51

Cai para 8 número de Estados onde vale a pena abastecer com álcool; veja

Publicidade

da Folha Online

O aumento do preço do álcool para o consumidor na semana passada reduziu de 11 para 8 o número de Estados onde os donos de veículos bicombustível têm vantagem ao optar pelo álcool na hora de encher o tanque.

Segundo pesquisa da Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq-USP (campus Piracicaba), baseada em dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o álcool é vantajoso em Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

Devido à alta de 4,5% no preço do álcool verificado pela ANP na última semana, Ceará, Paraíba e Santa Catarina deixaram a lista de Estados com álcool proporcionalmente mais barato que a gasolina.

Por ser um combustível que rende menos, a pesquisa do Cepea considera menos vantajoso abastecer com álcool sempre que o preço corresponder a mais do que entre 60% e 70% do custo do litro da gasolina --esse percentual varia de acordo com o modelo do veículo.

Entre as 27 unidades da federação brasileiras, São Paulo tem o preço mais competitivo do álcool hidratado. Esse combustível custa no Estado mais populoso do país 63,10% da gasolina.

Por outro lado, o álcool proporciona a maior desvantagem financeira aos motoristas no Rio Grande do Sul, onde já custa, em média 83,92% da gasolina.

O preço do álcool tem avançado nas últimas semanas devido à popularização dos carros bicombustível --que aumentaram a demanda por ácool-- e à entressafra da cana-de-açúcar, que só deve terminar em abril.

O governo chegou a fechar um acordo com usineiros na semana passada para limitar o aumento do álcool. Apesar de ter surtido resultados no atacado, o acordo não beneficiou o consumidor devido ao aumento da margem de lucro das distribuidoras.

Leia mais
  • Álcool subiu 4,5% na semana passada apesar de acordo com governo
  • Petrobras reajusta querosene de aviação em 10,5%

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o preço do álcool
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página