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24/01/2006
-
09h57
ADRIANA MATTOS
da Folha de S.Paulo
A agência DPZ, de Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, comprou espaço na mídia para deixar claro ontem, em um anúncio publicitário, que "sem celebridades nem cachês milionários, só com um pimentão comprado na feira", conseguiu levar o protetor solar Sundown à liderança de mercado. Detalhe: a marca nem faz mais parte do portfólio de clientes da empresa.
Era uma resposta à Africa, de Nizan Guanaes, que cria as campanhas da top Gisele Bündchen para a marca Nivea, e teve a iniciativa de enviar um texto aos veículos de comunicação informando que após a recente campanha da agência, a companhia ganhou mercado. Com Gisele até abril de 2007, quando o contrato com a moça deve expirar, a linha Nivea Sun vendeu R$ 13,1 milhões em novembro e dezembro contra R$ 11 milhões em mesmo período de 2004, segundo dados da ACNielsen. O Sundown passou de R$ 80,7 milhões para R$ 85 milhões, alta de 5,3%.
Chamar os holofotes para o próprio trabalho não chega a ser novidade para o setor publicitário. Nizan Guanaes já foi à TV pedir que os anunciantes venham conhecer a companhia. Colocou a mão no bolso para fazer um anúncio veiculado hoje na mídia para dizer que a Africa foi eleita "a melhor agência do ano" pelo Prêmio Caboré, aquele em que o nome do vencedor é anunciado num espetáculo estilo "Oscar".
Com Cannes, a mesma coisa: as agências em geral bancam campanhas para dizer qual dos prêmios levou para casa. A DM9DDB, agência do grupo Ypy, que tem como outra controlada a própria Africa, de Guanaes, fez isso. No entanto, gastar dinheiro para defender publicamente um trabalho feito no passado, como a DPZ fez ontem, é bem mais raro.
Na DPZ, que desde o verão passado não tem mais o Sundown como cliente, o anúncio publicado na mídia deixa visível a frase: "Onde a criatividade é que faz a diferença". E lembra que quando tinha a conta (perdida por causa de um alinhamento global do produto) a participação de mercado do protetor solar chegou a 71%. Detalhe: quem cuida dessa conta agora é a DM9DDB, a mesma que integra o grupo Ypy, que tem como sócio Nizan Guanaes, o mesmo que tem a conta da Nivea.
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da Folha de S.Paulo
A agência DPZ, de Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, comprou espaço na mídia para deixar claro ontem, em um anúncio publicitário, que "sem celebridades nem cachês milionários, só com um pimentão comprado na feira", conseguiu levar o protetor solar Sundown à liderança de mercado. Detalhe: a marca nem faz mais parte do portfólio de clientes da empresa.
Era uma resposta à Africa, de Nizan Guanaes, que cria as campanhas da top Gisele Bündchen para a marca Nivea, e teve a iniciativa de enviar um texto aos veículos de comunicação informando que após a recente campanha da agência, a companhia ganhou mercado. Com Gisele até abril de 2007, quando o contrato com a moça deve expirar, a linha Nivea Sun vendeu R$ 13,1 milhões em novembro e dezembro contra R$ 11 milhões em mesmo período de 2004, segundo dados da ACNielsen. O Sundown passou de R$ 80,7 milhões para R$ 85 milhões, alta de 5,3%.
Chamar os holofotes para o próprio trabalho não chega a ser novidade para o setor publicitário. Nizan Guanaes já foi à TV pedir que os anunciantes venham conhecer a companhia. Colocou a mão no bolso para fazer um anúncio veiculado hoje na mídia para dizer que a Africa foi eleita "a melhor agência do ano" pelo Prêmio Caboré, aquele em que o nome do vencedor é anunciado num espetáculo estilo "Oscar".
Com Cannes, a mesma coisa: as agências em geral bancam campanhas para dizer qual dos prêmios levou para casa. A DM9DDB, agência do grupo Ypy, que tem como outra controlada a própria Africa, de Guanaes, fez isso. No entanto, gastar dinheiro para defender publicamente um trabalho feito no passado, como a DPZ fez ontem, é bem mais raro.
Na DPZ, que desde o verão passado não tem mais o Sundown como cliente, o anúncio publicado na mídia deixa visível a frase: "Onde a criatividade é que faz a diferença". E lembra que quando tinha a conta (perdida por causa de um alinhamento global do produto) a participação de mercado do protetor solar chegou a 71%. Detalhe: quem cuida dessa conta agora é a DM9DDB, a mesma que integra o grupo Ypy, que tem como sócio Nizan Guanaes, o mesmo que tem a conta da Nivea.
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