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25/01/2006
-
15h42
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
O Wal-Mart inaugura amanhã a sua primeira loja em Sorocaba (100 km de São Paulo), que recebeu R$ 40 milhões em investimentos. Com a nova filial, a rede varejista de origem norte-americana dá início à disputa pela vice-liderança do setor supermercadista brasileiro. Essa posição é ocupada hoje pelo Carrefour. O primeiro lugar do setor é do grupo Pão de Açúcar.
Para encostar no Carrefour, o Wal-Mart já anunciou que pretende gastar R$ 600 milhões neste ano para abrir 15 novos pontos. Entre as novas lojas está a unidade de Franca (400 km de São Paulo), que deve ser inaugurada até o final do ano.
A última investida do Wal-Mart sobre o mercado brasileiro ocorreu em dezembro do ano passado, quando a rede oficializou a aquisição do grupo português Sonae por 635 milhões de euros. Em 2004, a rede pagou US$ 300 milhões pelos supermercados Bompreço. Os dois negócios foram estratégicos na definição da posição do Wal-Mart no país. Com o Bompreço, a rede conseguiu a liderança de vendas na região Nordeste do país. O Sonae deve trazer ao Wal-Mart a liderança no Sul do país.
Mas os concorrentes não estão parados. O Carrefour informou que deve investir R$ 700 milhões na abertura de 15 lojas no país. O Pão de Açúcar pretende investir R$ 1,5 bilhão no biênio 2006/2007 na abertura de 16 a 20 hipermercados Extra e entre 40 a 60 supermercados (CompreBem, Pão de Açúcar ou Sendas).
Pelas previsões do Wal-Mart, a cadeia americana fecharia o ano de 2005 com um faturamento de R$ 11 bilhões --já incluído o resultado do Sonae. O Pão de Açúcar registrou uma alta de 5,4% nas vendas brutas de 2005, que totalizaram R$ 16,1 bilhões. O Carrefour acumulou uma receita bruta de R$ 11 bilhões.
Especial
Leia mais sobre a rede varejista Wal-Mart
Wal-Mart inaugura loja em Sorocaba e inicia disputa por vice-liderança
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da Folha Online
O Wal-Mart inaugura amanhã a sua primeira loja em Sorocaba (100 km de São Paulo), que recebeu R$ 40 milhões em investimentos. Com a nova filial, a rede varejista de origem norte-americana dá início à disputa pela vice-liderança do setor supermercadista brasileiro. Essa posição é ocupada hoje pelo Carrefour. O primeiro lugar do setor é do grupo Pão de Açúcar.
Para encostar no Carrefour, o Wal-Mart já anunciou que pretende gastar R$ 600 milhões neste ano para abrir 15 novos pontos. Entre as novas lojas está a unidade de Franca (400 km de São Paulo), que deve ser inaugurada até o final do ano.
A última investida do Wal-Mart sobre o mercado brasileiro ocorreu em dezembro do ano passado, quando a rede oficializou a aquisição do grupo português Sonae por 635 milhões de euros. Em 2004, a rede pagou US$ 300 milhões pelos supermercados Bompreço. Os dois negócios foram estratégicos na definição da posição do Wal-Mart no país. Com o Bompreço, a rede conseguiu a liderança de vendas na região Nordeste do país. O Sonae deve trazer ao Wal-Mart a liderança no Sul do país.
Mas os concorrentes não estão parados. O Carrefour informou que deve investir R$ 700 milhões na abertura de 15 lojas no país. O Pão de Açúcar pretende investir R$ 1,5 bilhão no biênio 2006/2007 na abertura de 16 a 20 hipermercados Extra e entre 40 a 60 supermercados (CompreBem, Pão de Açúcar ou Sendas).
Pelas previsões do Wal-Mart, a cadeia americana fecharia o ano de 2005 com um faturamento de R$ 11 bilhões --já incluído o resultado do Sonae. O Pão de Açúcar registrou uma alta de 5,4% nas vendas brutas de 2005, que totalizaram R$ 16,1 bilhões. O Carrefour acumulou uma receita bruta de R$ 11 bilhões.
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