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01/02/2006
-
13h34
da Folha Online
O governo argentino fechou hoje um acordo de congelamento de preços com as oito principais cadeias supermercadistas do país. Pelo acordo, as redes supermercadistas vão congelar os preços de uma cesta de produtos pelo período de 12 meses.
A composição dessa cesta de produtos --que será divulgada dentro de dez dias-- será revisada a cada dois meses, informaram as autoridades argentinas. O acordo foi assinado pelas redes Coto, Wal-Mart, Carrefour, Auchan, La Anónima, Libertad, Disco, Jumbo --esses dois últimos pertencem ao grupo Cencosud.
No acordo, as redes se comprometeram a manter congelados os preços dos mesmos produtos incluídos no convênio assinado no último dia 30 de novembro e que entrou em vigor em 1º de dezembro. O acordo vence em novembro deste ano.
Segundo o governo argentino e as redes supermercadistas, a composição da cesta de produtos que será alvo do congelamento será revisada bimestralmente para que se possa incorporar outros itens que não fazem parte do primeiro acordo.
Enquanto a primeira lista de produtos não é divulgada, o congelamento é válido para os itens do acordo que entrou em vigor em 1º de dezembro.
"Este acordo nos permite continuar com a política que começamos de manter uma aproximação e de trabalhar junto com o setor privado para evitar o aumento de preços e dar suporte à estabilidade de preços na Argentina", disse a ministra da Economia, Felisa Miceli.
Em 2005, os preços ao consumidor na Argentina subiram 12,3%, mais de um ponto percentual acima da meta fixada pelo governo.
Especial
Leia mais sobre os preços nos supermercados da Argentina
Argentina assina novo acordo de congelamento de preços nos supermercados
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O governo argentino fechou hoje um acordo de congelamento de preços com as oito principais cadeias supermercadistas do país. Pelo acordo, as redes supermercadistas vão congelar os preços de uma cesta de produtos pelo período de 12 meses.
A composição dessa cesta de produtos --que será divulgada dentro de dez dias-- será revisada a cada dois meses, informaram as autoridades argentinas. O acordo foi assinado pelas redes Coto, Wal-Mart, Carrefour, Auchan, La Anónima, Libertad, Disco, Jumbo --esses dois últimos pertencem ao grupo Cencosud.
No acordo, as redes se comprometeram a manter congelados os preços dos mesmos produtos incluídos no convênio assinado no último dia 30 de novembro e que entrou em vigor em 1º de dezembro. O acordo vence em novembro deste ano.
Segundo o governo argentino e as redes supermercadistas, a composição da cesta de produtos que será alvo do congelamento será revisada bimestralmente para que se possa incorporar outros itens que não fazem parte do primeiro acordo.
Enquanto a primeira lista de produtos não é divulgada, o congelamento é válido para os itens do acordo que entrou em vigor em 1º de dezembro.
"Este acordo nos permite continuar com a política que começamos de manter uma aproximação e de trabalhar junto com o setor privado para evitar o aumento de preços e dar suporte à estabilidade de preços na Argentina", disse a ministra da Economia, Felisa Miceli.
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