Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2006 - 16h20

Lula discute isenção de IR para investimento estrangeiro

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu hoje com entidades do mercado financeiro a redução do Imposto de Renda cobrado do investidor estrangeiro. Ontem, o ministro Antonio Palocci (Fazenda) já havia dito que essa medida ajudaria na redução da taxa de juros.

Estiveram presentes na reunião representantes da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), entre outras entidades. Palocci e o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, também participaram.

Hoje, é cobrado do investidor estrangeiro uma alíquota de 15% de Imposto de Renda nas operações de ganho de capital. A idéia é zerar essa alíquota.

"O objetivo é diminuir a taxa de juros. Vai alongar a dívida. Acho que todo mundo vai gostar", disse o ministro Paulo Bernardo, antes da reunião.

Segundo Armando Monteiro Neto, presidente da CNI, foram apresentados na reunião estudos feitos pelo Tesouro Nacional e por técnicos das entidades de investidores.

Além da redução do IR para o investidor estrangeiro, há análises também a desoneração do investimento em desenvolvimento e pesquisa (sociedades que aplicam no chamado 'venture capital').

"Acho que essa análise vai se ampliar e acho que vai ter uma decisão no curto prazo", avalia.

Para Monteiro Neto, o investidor nacional não deve se sentir prejudicado quando essa medida for adotada, já que o investidor estrangeiro já paga o imposto quando retorna ao país de origem

Já na avaliação do presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, a redução do IR para o investidor estrangeiro irá beneficiar exportadores e o setor produtivo. Ele lembra que um dos fatores que reduz a taxa de câmbio é a alta taxa de juros brasileira. A redução no imposto deverá colaborar para a redução na taxa de juros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre investimentos estrangeiros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página