Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2006 - 14h48

Novo índice para reajuste da telefonia fica abaixo do IGP-DI e IPCA em janeiro

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O novo índice de preços do setor de telecomunicações (IST - Índice de Serviços de Telecomunicações) ficou em 0,58% em janeiro, primeiro mês em que foi medido. A informação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que recebeu hoje os resultados do índice repassados pela Anatel.

Criado a partir dos novos contratos de concessão das teles fixas, em vigor desde janeiro deste ano, o IST ficou abaixo do IGP-DI (0,72%) e do IPCA (0,59%) do mês passado.

Como previam a Anatel e o IBGE, parceiro da agência na elaboração do índice, o novo indexador das tarifas de telefonia ficou próximo ao índice oficial de inflação para o mês (IPCA).

Isso porque o IST é baseado nas despesas das operadoras de telefonia fixa e celular, que são corrigidas pelo IPCA (44%), pelo IPCA Energia Elétrica (1%) e o IPCA Correios (1%), pelo antigo indexador (IGP-DI), com 0,6% dos custos atuais das operadoras, e pelo o IGP-M (5%).

Para calcular o reajuste das tarifas neste ano (em junho), a Anatel irá considerar o IGP-DI de junho a dezembro do ano passado e o IST de janeiro a maio deste ano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reajustes da telefonia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página