Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2006 - 20h11

Governo escolhe padrão de TV, mas adia anúncio enquanto negocia com japoneses

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O governo decidiu adiar por mais alguns dias o anúncio oficial sobre qual será o padrão da TV digital adotado pelo Brasil. O anúncio estava previsto para acontecer nesta sexta-feira.

Antes de oficializar a escolha da tecnologia japonesa, o governo quer obter dos negociadores o compromisso de que pretendem investir no país.
Como porta-voz do Comitê de Desenvolvimento da TV Digital, o ministro das Comunicações Hélio Costa disse ao final de uma reunião que durou mais de três horas no Palácio do Planalto, que "há um entendimento comum dos ministros de que os estudos técnicos realizados já permitem as conclusões sobre o modelo da TV digital a ser adotado pelo Brasil".

Costa, que apenas leu um comunicado dos ministros, e não deu detalhes da reunião, disse que o prazo solicitado será "o mínimo possível", mas necessário porque o governo está "em procedimento de negociação importantíssima".

A pendência para que o anúncio seja feito, segundo a Folha Online apurou, seria a formalização das contrapartidas oferecidas pelos japoneses, sobre a possibilidade de instalação de uma fábrica de semicondutores no país.

O governo teme que o anúncio da escolha enfraqueça seu poder de argumentação na etapa final das negociações, que poderiam envolver investimentos de até US$ 2 bilhões, segundo reportagem publicada pela Folha nesta semana.

Especial
  • Confira a cobertura completa da escolha do padrão de TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página