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21/03/2006
-
09h43
MAELI PRADO
da Folha de S.Paulo
A TAM é a companhia aérea que liderou a maioria das categorias de reclamações de passageiros ao DAC (Departamento de Aviação Civil) no período de janeiro a setembro de 2005, último dado disponível: é a que mais teve queixas de atrasos de vôos, "overbooking" (venda de passagens acima do número de lugares nos vôos), mau atendimento e problemas com bagagens.
A empresa não liderou apenas uma das cinco categorias de reclamações divulgadas pelo DAC: a de cancelamentos de vôos --esta foi encabeçada pela Varig.
Para que seja possível comparar entre as companhias a quantidade de reclamações de passageiros, o DAC calcula um índice que relativiza as diferenças de assentos ofertados pelas empresas.
Como a Varig, por exemplo, voa menos do que a Gol no Brasil, é natural que tenha menos reclamações em números absolutos. Dessa forma, o índice montado leva em conta as diferenças de oferta entre elas. Quando o passageiro reclama ao DAC, o órgão investiga o que aconteceu e pode multar as companhias aéreas.
Procurada pela reportagem, a TAM afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dados são antigos e que a situação atual é diferente. "Esse quadro atualmente já não reflete a realidade. A companhia vem se empenhando fortemente para a reversão desses números."
A Varig disse que não foi possível localizar um executivo para comentar os números do DAC.
O Procon-SP afirma que, se os clientes das companhias aéreas conseguirem embarcar apenas quatro horas depois da hora marcada para o seu vôo, têm direito a hospedagem, refeições, telefonemas e transporte para outro aeroporto.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a TAM
TAM é companhia aérea que recebe mais reclamações
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da Folha de S.Paulo
A TAM é a companhia aérea que liderou a maioria das categorias de reclamações de passageiros ao DAC (Departamento de Aviação Civil) no período de janeiro a setembro de 2005, último dado disponível: é a que mais teve queixas de atrasos de vôos, "overbooking" (venda de passagens acima do número de lugares nos vôos), mau atendimento e problemas com bagagens.
A empresa não liderou apenas uma das cinco categorias de reclamações divulgadas pelo DAC: a de cancelamentos de vôos --esta foi encabeçada pela Varig.
Para que seja possível comparar entre as companhias a quantidade de reclamações de passageiros, o DAC calcula um índice que relativiza as diferenças de assentos ofertados pelas empresas.
Como a Varig, por exemplo, voa menos do que a Gol no Brasil, é natural que tenha menos reclamações em números absolutos. Dessa forma, o índice montado leva em conta as diferenças de oferta entre elas. Quando o passageiro reclama ao DAC, o órgão investiga o que aconteceu e pode multar as companhias aéreas.
Procurada pela reportagem, a TAM afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dados são antigos e que a situação atual é diferente. "Esse quadro atualmente já não reflete a realidade. A companhia vem se empenhando fortemente para a reversão desses números."
A Varig disse que não foi possível localizar um executivo para comentar os números do DAC.
O Procon-SP afirma que, se os clientes das companhias aéreas conseguirem embarcar apenas quatro horas depois da hora marcada para o seu vôo, têm direito a hospedagem, refeições, telefonemas e transporte para outro aeroporto.
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