Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2006 - 13h20

Brasil cresceu menos que a média mundial em 10 anos, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Estudo elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que, nos últimos dez anos, o Brasil cresceu em média menos que o resto do mundo.

Enquanto o país registrou uma expansão de 2,2% em média ao ano, o restante do mundo teve um incremento de 3,8%.

Somente em 2005, o PIB brasileiro teve uma ampliação de 2,3%. Já estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional) apontam para uma expansão de 4,3% do PIB mundial.

De acordo com a confederação, o baixo desempenho da economia brasileira é resultado da falta de investimentos.

"O Brasil investe pouco comparativamente à média mundial, sobretudo, em relação aos países emergentes da Ásia", diz a nota.

De 1995 a 2004, o volume de investimentos no Brasil representou 19,3% do PIB, taxa inferior aos 32,6% registrados nas economias emergentes da Ásia.

Na média mundial, os investimentos equivaliam a 22,1% do PIB na última década.

Na avaliação dos técnicos da CNI, além de aumentar os investimentos, o Brasil ainda precisa avançar nas reformas estruturais e na solução de problemas como o excesso de burocracia, o rigor da legislação trabalhista, os altos custos e a falta de acesso ao crédito.

PIB per capita

A nota da CNI alerta ainda para o fato de o fraco desempenho da economia brasileira ter empobrecido a população. Na última década, o PIB per capita do Brasil aumentou 0,7% ao ano, ante a média mundial de 2,6%.

"Se o Brasil mantiver o atual ritmo de crescimento levará um século para conseguir dobrar a renda per capita e chegar próximo à atual renda per capita da Coréia do Sul ou de Portugal", afirma o estudo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CNI
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página