Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2006 - 09h05

Importação irregular e crime financeiro são alvo de ação da PF

Publicidade

da Agência Folha

A Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR) e em Chapecó (SC), com o apoio da Receita Federal, deflagrou ontem duas operações: uma para prender quadrilha acusada de descaminho (importação irregular) e outra para prender acusados de crimes contra o sistema financeiro.

Em comum, as duas operações tinham como alvo um empresário, acusado de envolvimento em ambos os esquemas e preso na tarde de ontem.

Além dele, outras 31 pessoas haviam sido presas até o fechamento desta edição.

No Paraná, segundo a PF, a quadrilha mantinha sites de lojas no Brasil e no Paraguai --em português-- nos quais vendiam equipamentos de informática por preço abaixo do mercado.

O esquema, segundo o delegado Roberto Milaneze, funcionava da seguinte maneira: as mercadorias eram trazidas do país vizinho com notas frias e números de série adulterados. Com isso, deixavam de pagar impostos. Os produtos eram entregues em todo o país via Sedex.

Já em Santa Catarina, os presos são acusados de "lavar" dinheiro em casas de câmbio e de factoring. Uma das empresas estava ligada aos crimes do Paraná. As operações foram batizadas de Urutau (em referência a um pássaro noturno), no Paraná, e de Predador, em Santa Catarina.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre contrabando
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página