Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2006 - 13h19

Bovespa e dólar operam em alta ainda sob efeitos do Fed e Fazenda

Publicidade

DEISE DE OLIVEIRA
da Folha Online

O câmbio e a Bolsa de Valores de São Paulo operam em alta no início da tarde desta quarta-feira. Ambos ainda reagem as avarias provocadas pela turbulência do noticiário político e econômico nos últimos dois dias.

O primeiro choque ocorreu com a saída de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, na segunda-feira. O segundo veio com a nomeação de Guido Mantega --um dos menos cotados pelo mercado -- para a pasta e a demissão de Murilo Portugal do ministério. E, por fim, a divulgação do comunicado do Federal Reserve (o Fed, o banco central norte-americano), que indica a manutenção do aperto monetário nos Estados Unidos.

Se o dólar ontem subiu 1,75%, fechando cotado a R$ 2,209, não conseguiu responder à decisão do Fed, anunciado próximo ao fechamento das operações. A reação do mercado ocorre hoje, e o dólar começou em alta, chegando a registrar incremento de 1,54% sobre o fechamento de ontem. Recuou, no entanto, e registra elevação de 0,54% neste início de tarde.

"Ao longo do dia, o câmbio pode se acalmar em relação à abertura das operações, pois ainda digere as mudanças na Fazenda e o comunicado do Fed", diz Mário Mesquita, economista-chefe do ABN Amro Real.

Segundo analistas, o dia hoje será de ajustes de posição, marcado por alta volatilidade. Para a corretora Prosper, "a moeda americana deve corrigir pelo menos parte da alta do aftermarket ontem na abertura de hoje, sendo esperada volatilidade relevante".

A Bolsa de Valores de São Paulo acusou, ainda ontem, o golpe do comunicado do Fed e fechou em forte queda, de 2,54%, com o Ibovespa em 36.638 pontos. Hoje, porém, iniciou o pregão recuperando os prejuízo e opera em alta de 1,17%, aos 37.112 pontos. O risco-país está estável, aos 238 pontos.

"A flutuação de hoje é normal depois dos excessos de ontem. Os próximos três dias serão de ajuste de posições e de alta volatilidade, como costuma ocorrer com o impacto de notícias muito fortes", diz Luiz Antônio Vaz das Neves, da Planner.

A exemplo do que ocorre desde a semana passada, o mercado manterá a cautela, com a expectativa da composição do ministério da Fazenda e da definição de novos índices sobre o consumo nos Estados Unidos.

Entre as principais altas do Ibovespa neste início de tarde estão Net PN (5,05%), Eletrobras ON e PNB (4,75% e 4,13%, respectivamente), Cesp PN (3,30%) e Souza Cruz ON (3,07%).

As maiores baixas ficam por conta de Light ON (14,61%), Contax ON (3,79%), Telemig PN (-1,96%), Telesp PN (-1,92%) e Celesc PNB (-1,7%).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página