Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2006 - 10h10

Dólar cai com expectativa sobre primeira medida de Mantega

Publicidade

da Folha Online

O dólar comercial opera em leve baixa no início dessa manhã de sexta-feira. A divisa norte-americana registra queda de 0,18%, cotada a R$ 2,184.

Depois de três dias consecutivos de alta, a moeda fechou em forte queda ontem, de 1,12%, cotada a R$ 2,189. O movimento, segundo analistas, é um ajuste de posições após os dias de turbulência com a saída de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, na segunda-feira, e com a nomeação de Guido Mantega para seu lugar.

Desde então, o mercado de câmbio operou sob forte efeito especulativo e conseqüente volatilidade. A postura de cautela dos investidores se atenuou, mas as atenções em relação à postura de Guido Mantega continuam. Hoje, as expectativas giram em torno da definição da TJLP, a taxa de juros de longo prazo.

Segundo analistas, a reunião é o primeiro teste sobre as intenções de Mantega no cargo. No entanto, o mercado não acredita que o ministro faça vingar suas declarações do passado de ter a TJLP em 7%, ante os 9% em vigor. Desde sua posse, o ministro Mantega já sinalizou que os cortes serão graduais. A expectativa é de um recuo para cerca de 8%.

Último dia do mês para o mercado, a disputa para a formação da Ptax (taxa média do câmbio), usada para as rolagens e liqüidações dos contratos em dólar com vencimento em 3 de abril na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), deve provocar volatilidade no câmbio, segundo analistas.

Hoje, novos dados de inflação, consumo e renda nos Estados Unidos também podem ser fonte de volatilidade nos mercados internacionais, com reflexos na Bovespa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página