Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 20h18

Relatório final sobre a TV digital só será apresentado após viagem ao Japão

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O relatório final sobre o padrão tecnológico que será usado na TV digital brasileira depende do resultado da viagem que um grupo de ministros fará ao Japão na próxima semana.

Segundo informou hoje o ministro das Comunicações, Hélio Costa, os resultados das conversas com a indústria e o governo japonês serão incorporados ao relatório que será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o anúncio oficial da escolha brasileira.

Nesta terça-feira, os ministros envolvidos nas negociações de contrapartidas vão assistir em reunião no Palácio do Planalto, a uma apresentação do estudo realizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sobre o potencial do país para atrair uma indústria de semicondutores. O governo avalia entra as tecnologias japonesa (ISDB), européia (DVB) e americana (ATSC), esta última praticamente descartada.

O trabalho, iniciado ainda no governo passado, servirá como base para as negociações que estão sendo feitas principalmente com japoneses e europeus, para a escolha da tecnologia a ser adotada no país.

A comitiva brasileira, formada pelos ministros da Casa Civil, Comunicações, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, deverá seguir para a Ásia na próxima segunda-feira. A expectativa é a de que os representantes do governo passem quatro dias no Japão. A visita à Coréia ainda não está definida.

Há ainda a possibilidade de que o grupo visite a Europa, a convite da Coalizão DVB (grupo de indústrias) e da Comunidade Européia. A Folha Online apurou que o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, que chegará antes dos demais ministros ao Japão para negociações sobre etanol, tem defendido a passagem pela Europa.

Especial
  • Confira a cobertura completa da escolha do padrão de TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página