Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2006 - 19h29

Para jornalista, TV digital só chega de fato em 2007

Publicidade

da Folha Online

O jornalista Daniel Castro, colunista da Folha afirmou hoje durante bate-papo com 679 internautas que a TV digital só deve chegar mesmo ao país em 2007. "Deve chegar mesmo pra valer em 2007, se o governo não adiar muito a decisão de qual será a tecnologia de modulação. Após a decisão do governo, as redes levam pelo menos seis meses para começar a transmitir em SP. Mas a indústria fabricante de televisores precisará de um pouco mais de tempo, um ano talvez."

Para o jornalista, o governo demora para definir o padrão da TV digital por conta dos vários interesses envolvidos. "A pressão do sistema europeu cresceu muito. E o governo está dividido. O Furlan e o Gilberto Gil defendem o europeu. O Hélio Costa (assim como o Palocci, que caiu) é japão desde criancinha."

Rosa Bastos/Folha Imagem
Daniel Castro, colunista da Folha, que participa de bate-papo
Daniel Castro, colunista da Folha, participou de bate-papo
(Segundo o jornalista, a primeira discussão deveria ter sido o modelo de negócio da TV digital. "Com certeza a primeira discussão, e mais importante, é a do modelo de exploração do sistema, ou modelo de negócios. Mas discutir isso não interessa às redes porque pra elas não interessa que as pessoas saibam que a tv digital permite mudar tudo o que está aí."

O jornalista lembrou que a criação de um padrão nacional não está na pauta deste governo nem das tevês nem das teles. "Está mais na pauta dos cientistas e das ONGs."

"A briga maior é por causa do operador de rede. As redes de tevê abertas têm pavor do operador de rede. Elas terão que pagar pra essa empresa, uma telecom, para que ele transmita seu sinal."

Questionado se é certo descartar a tecnologia americana de cara, o jornalista respondeu. "Em termos. Porque a tecnologia americana ainda não serve ao Brasil. Funciona bem no cabo, mas não em sistema de transmissão terrestre como o nosso."

Daniel Castro ainda esclareceu dúvidas específicas de consumidores. "Terei de pagar para ver a TV digital" - "Não. A TV digital terrestre aberta terá de ser gratuita. Mas é possível distribuir conteúdos pagos, como video on demand, via TV digital aberta. Mas a Globo, o SBT, a Band, a Record, você continuará vendo sem pagar."

Outra dúvida recorrente apresentada aos internautas era "terei de trocar minha TV?" --"Depende de quanto antiga é sua TV. Mas um televisor de tela plana já está apto a receber TV digital desde que você compre uma caixa decodificadora do sinal digital. claro que a imagem de uma tela plana ainda não será em alta definição, mas já poderá ser melhor do que a que recebe hoje."

Especial
  • Confira a íntegra do bate-papo com Daniel Castro
  • Leia as últimas colunas "Outro Canal" (Só assinantes)
  • Confira a cobertura completa da escolha do padrão de TV digital
  • Veja como foram os outros bate-papos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página